Buscar

Descreva Mecanismo de contação muscular esquelética e mecanismo de contração muscular lisa

💡 1 Resposta

User badge image

Val

O mecanismo pela qual se dá a contração das fibras musculares do músculo esquelético é explicado pela hipótese do deslizamento dos filamentos. Ainda durante o repousa da fibra muscular, a molécula energética ATP se liga a ATPase, presente na porção pesada da miosina (Cabeça). Porém, a ATPase da miosina não consegue quebrar o ATP (Desfosforilar) sozinha, precisando da actina que serve como um co-fator enzimático para a ATPase da miosina.  Quando a fibra nervosa motora libera Ach na fenda mioneural, provoca um processo de despolarização de membrana que se estende para o interior da fibra muscular graças aos túbulos T e esse potencial chega ao retículo sarcoplasmático devido a presença das tríades. A membrana do retículo sarcoplasmática é estimulada a se despolarizar e isto abre os canais de Ca², liberando o íon de forma passiva no sarcoplasma. O Ca² livre no sarcoplasma se liga a porção TnC da Troponina, que empurra o filamento de tropomiosina para dentro do filamento fino (Actina mais Troponina mais Tropomiosina), ao fazer isto a actina fica exposta e interagem com o filamento de miosina, Complexo miosina-ATP. Agora que a Actina está fazendo interação com a miosina, a enzima ATPase da miosina já tem o seu co-fator para quebrar a molécula de ATP. A enzima ATPase quebra a molécula energética de ATP (Adenosina Trifosfato) em ADP (Adenosina Difosfato) mais Pi (Fosfato inorgânico). Essa quebra, chamada de desfosforilação, libera uma grande quantidade de energia que estava armazenada na molécula de ATP. A alta energia que a molécula de ATP gera ao se desfosforilar faz com que a cabeça da miosina se deforme e como o filamento de actina está interagindo com a cabeça dessa miosina, esse filamento de actina é empurrado o que faz com que a actina deslize sobre a miosina. Quando o filamento de actina desliza sobre o de miosina isso diminui o tamanho da fibra muscular e aumenta sua espessura, gerando da contração da fibra. Ao deslocar a actina, a cabeça de miosina se desprende do filamento de actina e retorna ao seu formato original, porém, novos ligamentos actina-miosina são feitos quando o filamento de actina desliza sobre o de miosina de tal forma que a cada contração os ligamentos que geraram aquela contração são desfeitos e novos ligamentos com outras cabeças de miosina são feitos para garantir a próxima contração e assim susceptivelmente. Quando a célula termina sua despolarização o Ca² retorna ao retículo sarcoplasmático de forma ativa, o que interrompe a atividade contrátil devido ao fato da porção TnC da Troponina não ter mais o Ca² para provocar sua reação característica que leva a contração da fibra muscular. Este ciclo de contração e relaxamento é conhecido como acoplamento excitação-contração.

Já as células musculares lisas, ao receberem os neurotransmissores do sistema nervoso autônomo, permitem a entrada de Ca² das cavéolas para o sarcoplasma. No sarcoplasma o Ca² se liga a calmodulina, formando o complexo calmodulina-Ca² sarcoplasma o Ca², complexo ativa a enzima cinase, presente na cadeia leve de miosina II e está enzima se liga a calmodulina, formando o complexo calmodulina-Ca², esse ajuda na fosforilação das moléculas de miosina II. As moléculas de miosina II ao serem fosforiladas se estiram sobre o filamento de actina. Sobre a ação da enzima ATPase da miosina II, o ATP é quebrado e libera energia para mover a cabeça da miosina sobre a actina a deslizando, processo semelhante a da contração da musculatura estirada esquelética. Como os miofilamentos de actina, miosina II, estão ligados a uma rede de estruturas chamadas corpos densos, que são regiões amorfas e arredondas espalhadas pelo citoplasma da célula muscular. Quando uma célula se contrai as outras também são estimuladas a se contrair pois são puxadas por esses corpos denso. Como apertar a ponta de um cadarço de tênis e todo o cadarço se contrair. Durante a contração o núcleo da célula se deforma passivamente assumindo aspecto rugoso, enrolado ou helicoidal. Os hormônios que podem atuar sobre o músculo liso, podem ter efeito na concentração sarcoplasmática de AMPcíclico que leva a ativação da enzima cinase independente da entrada de Ca² na célula. Os hormônios podem aumentar ou diminuir a concentração sarcoplasmática de AMPcíclico levando, consequentemente a um aumento ou diminuição da contração.


1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais