Buscar

Crimes praticados por Funcionário Público. Parte II

Joana, Delegada de Polícia, negou-se a registrar ocorrência de estupro de vulnerável contra o filho de sua empregada doméstica, Marilza, sob o argumento de que conhecia o jovem e que a suposta vítima, de 13 anos, à época dos fatos, era, como afirmado pela mãe do suposto autor dos fatos, namorada deste. Independentemente do dissídio jurisprudencial acerca da configuração do delito de estupro de vulnerável, quando a menor já possui experiência sexual e consente com a relação sexual, analise sob o aspecto jurídico penal a conduta de Joana. Responda, de forma objetiva e fundamentada, consoante os estudos realizados sobre os Crimes contra a Administração Pública.

Ainda, caso a Delegada de Polícia deixasse de registrar ocorrência de estupro de vulnerável a pedido de Marilza, a resposta permaneceria a mesma? Responda de forma objetiva e fundamentada. 

💡 3 Respostas

User badge image

Joel Pereira

Resposta: A Delegada Joana cometeu o Crime de Prevaricação, tipificada no art. 219, CP, pois deixou de praticar, indevidamente, ato de ofício para satisfazer sentimento pessoal.

Caso a Delegada deixasse de registrar ocorrência a pedido de Marilza praticaria o Crime previsto no art. 318, §2º, (Corrupção Passiva Privilegiada), pois praticou o crime "cedendo a pedido ou influência de outrem", enquanto que na prevaricação é para satisfazer interesse ou sentimento pessoal.

2
Dislike0
User badge image

EDMILSON PEREIRA PINTO

RESPOSTA:

 

Joana ao deixar de registrar a ocorrência, agiu sob influência exclusiva do sentimento pessoal que nutria por sua empregada, sem visar qualquer tipo de vantagem indevida e por iniciativa própria, sendo sua conduta típica, nos moldes do art. 319 do Código Penal. PREVARICAÇÃO

 

Na hipótese de a delegada deixar de registrar a ocorrência a pedido de sua empregada, sem receber qualquer tipo de vantagem indevida, ela incorrerá na forma privilegiada do crime de corrupção passiva, expresso no §2º do art. 317 do Código Penal. – CORRUPÇÃO PASSIVA PRIVILEGIADA.

2
Dislike0
User badge image

Renan

Prevaricação Art.319; Corrupção Passiva Art.317.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais