Buscar

O que se entende por PROCESSO e PROCEDIMENTO

Prévia do material em texto

O que se entende por PROCESSO e PROCEDIMENTO?
O processo é o meio utilizado para a persecução do direito de ação, enquanto que o procedimento é o caminho que o processo irá percorrer para atingir sua finalidade.
PROCESSO Processo: é o instrumento pelo qual se manifesta a jurisdição, tendo sempre a finalidade de alcançar um provimento final, que solucionará a controvérsia e cumprirá os objetivos de concretização do Direito e pacificação social. PROCEDIMENTO Também chamado de rito processual. Mera sequência de atos processuais, ordenadamente encadeados, vistos da perspectiva externa, sem qualquer preocupação com o seu destino (PACELLI).
Quais são os principais procedimentos previstos no CPP?
Procedimento comum e especial, previsto nos Arts. 395 a 405, 531 a 538, CPP; Lei 9.099/95) .
O procedimento comum, previsto no CPP, será aplicado de modo residual, ou seja, sempre que não houver nenhum procedimento especial previsto no CPP ou lei extravagante. (Arts. 395 a 405, 531 a 538, CPP; Lei 9.099/95) O procedimento especial é todo aquele previsto, tanto no CPP quanto em leis extravagantes, para hipóteses legais específicas, que, pela natureza ou gravidade, merecem diversa tramitação processual. É utilizado para determinados tipos penais: • - Crimes da competência do Tribunal do Júri; (Arts. 406 a 497, CPP); • - Crimes contra a honra; (Arts. 519 a 523, CPP) • - Crimes de responsabilidade os funcionários públicos; (Arts. 513 a 518, CPP) • - Crimes contra a Propriedade Imaterial. (Arts. 524 a 530, I e Lei 9.279/96); • - Crimes falimentares; (Lei 11.101/2005); • - Substâncias entorpecentes; (Lei 11.343/2006); • - Abuso de autoridade; (Lei 4.898/65);
Como o procedimento comum é classificado? Indique os artigos do CPP
O procedimento comum pode ser dividido em três, a depender da quantidade da pena cominada em abstrato para o delito (art. 394, § 1º, CPP):
 • - Ordinário – aplicável para os crimes com pena máxima igual ou superior a 04 anos. 
• - Sumário – aplicável para os crimes com pena máxima inferior a 04 anos. 
• - Sumaríssimo – aplicável para os crimes de menor potencial ofensivo da Lei 9.099/95 (pena máxima não superior a 02 anos) ou contravenções penais.
Como é possível identificar o procedimento correto para processar e julgar determinado crime? Fundamente sua resposta.
O procedimento comum, previsto no CPP, será aplicado de modo residual, ou seja, sempre que não houver nenhum procedimento especial previsto no CPP ou lei extravagante. (Arts. 395 a 405, 531 a 538, CPP; Lei 9.099/95) O procedimento especial é todo aquele previsto, tanto no CPP quanto em leis extravagantes, para hipóteses legais específicas, que, pela natureza ou gravidade, merecem diversa tramitação processual. É utilizado para determinados tipos penais: 
• - Crimes da competência do Tribunal do Júri; (Arts. 406 a 497, CPP);
 • - Crimes contra a honra; (Arts. 519 a 523, CPP) 
• - Crimes de responsabilidade os funcionários públicos; (Arts. 513 a 518, CPP) 
• - Crimes contra a Propriedade Imaterial. (Arts. 524 a 530, I e Lei 9.279/96); 
• - Crimes falimentares; (Lei 11.101/2005); 
• - Substâncias entorpecentes; (Lei 11.343/2006); 
• - Abuso de autoridade; (Lei 4.898/65);
A resposta à acusação é a forma de defesa do acusado após a denúncia ser aceita pelo juiz e o acusado ser citado para responder. Ele precisa fornecer sua resposta por escrito dentro de 10 dias, conforme estipulado nos artigos 396 e 396-A do Código de Processo Penal.
A peça é proposta pela defesa do acusado, e o principal pedido é a absolvição sumária, prevista no art. 397 CPP. Além disso, também é apresentado as teses defensivas.
Nas duas audiências foram apresentadas as respostas da acusação.
As alegações finais, também chamadas de razões finais, são apresentadas pelas partes do processo após a fase de instrução e antes da sentença do juiz. Elas permitem que as partes reafirmem seus argumentos e tentem convencer o juiz sobre seus pedidos antes da sentença. No direito processual penal, as alegações finais estão previstas no artigo 403 do CPP.
No procedimento comum ordinário como elas poderão ser apresentadas? Fundamente sua resposta. Apresente o prazo se existir
Após a fase de instrução probatória, tanto a acusação quanto a defesa têm a oportunidade de fazer suas alegações finais oralmente em audiência, conforme previsto no artigo 403 do Código de Processo Penal. No entanto, em determinadas situações, essas alegações podem ser substituídas por memoriais escritos, conforme estipulado nos artigos 403, § 3º, e 404, parágrafo único, do CPP. O prazo para apresentação dos memoriais é de cinco dias consecutivos, sendo primeiro intimada a acusação e depois a defesa, conforme previsto no artigo 798 do CPP.
Qual o principal pedido nas alegações finais da defesa? Fundamente sua resposta
Via de regra, a defesa deve pleitear a absolvição do acusado, com fulcro no artigo 386 do CPP.
Os memoriais são o último ato processual que a defesa tem para alegar todas as suas teses pertinentes antes da sentença judicial.
É o momento oportuno de se arguir todas as teses defensivas, devidamente exploradas e demonstradas no decorrer da instrução criminal. É o momento apropriado para se reportar às falhas processuais, pugnar pela extinção da punibilidade, atacar o mérito da ação e, subsidiariamente, requerer se for o caso, uma desclassificação para outro crime ou, em caso de condenação, concessão dos benefícios cabíveis.
Nulidade:
Pode-se então arguir as nulidades que maculam o processo, a exemplo das constantes no artigo 564 do CPP. 
Extinção da punibilidade:
Pode-se também alegar a presença de causas de extinção da punibilidade, por exemplo: abolitio criminis, anistia, renúncia, perdão do ofendido, retratação, prescrição, decadência, perempção, perdão judicial, reparação do dano (no caso do crime de peculato culposo – artigo 312, § 3º, do CP), pagamento da dívida (no caso de crimes tributários e previdenciários – artigo 83, § 4º, da Lei nº 9.430/96).
Mérito:
Esses casos, o pedido será de absolvição do acusado, com fulcro no artigo 386 do CPP.
Subsidiárias de mérito:
Teses subsidiárias de mérito são aquelas que atacam a espécie da imputação (desclassificação) ou a magnitude da sanção penal pleiteada pela acusação (pena e regime).
Na audiência 01 as alegações foram apresentadas na própria audiência? Se a resposta for NÃO, como serão apresentadas? e) Na audiência 15 as alegações foram apresentadas na própria audiência? Se a resposta for NÃO, como serão apresentadas?

Continue navegando