Buscar

influência teórica que contextualiza as primeiras abordagens de Geografia, analise as sentenças abaixo

"A geografia que se irá desenvolver será a que veremos servindo ao Estado, concebida como relatos e mapas, e assim passará para a história como a geografia. A geografia concebida como práxis democrática e transformadora ficará sufocada nos interstícios da forma oficializada". 


Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOREIRA, Ruy. O que é geografia. São Paulo: Brasiliense, 1985. 


Considerando os conteúdos do livro-base Geografia Agrária sobre a influência teórica que contextualiza as primeiras abordagens de Geografia, analise as sentenças abaixo e assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas:


I. ( ) A gênese da Geografia institucional está diretamente ligada aos interesses do Estado alemão, que se utilizou do conhecimento científico geográfico para unificação da Alemanha no século XIX.

II. ( ) Pode-se afirmar que a Geografia, enquanto ciência, desde o início é um saber crítico, sem neutralidade, fator que influenciou decisivamente os estudos agrários.

III. (   ) Como influência teórica mais importante no surgimento da Geografia, enquanto ciência, o positivismo se fundamenta em analisar "como" os fenômenos acontecem, e não o "porquê" eles ocorrem.

IV. ( ) A relação entre homem e natureza não foi uma preocupação da Geografia no período de sua institucionalização, tendo em vista que a atenção maior era dada à realidade exclusiva da população alemã. 


💡 1 Resposta

User badge image

William Gonçalves Rodrigues

C V – F – V – F

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais