Buscar

Alguém sabe explicar o conceito de homem e mente na fenomenologia?

💡 1 Resposta

User badge image

Julia Hannah Santos Pereira

Segundo Dartigues (1992), Husserl define a fenomenologia como ciência dos fenômenos, sendo o fenômeno compreendido como aquilo que é imediatamente dado em si mesmo à consciência do homem. Mas também a fenomenologia é uma filosofia que substitui as essências na existência e não pensa que se possa compreender o homem de outra forma senão a partir de sua “facticidade”.

O homem, segundo Masini (1989), imprime sentidos ao mundo, ao ser capaz de intuir, tendo intencionalidades, orientando significações sobre tudo aquilo que vai experenciando em sua existência. Ao estabelecer significações para os objetos que analisa e interpreta, o homem une-se a eles.

A fenomenologia se dará então por tarefa mostrar que, antes de toda concepção filosófica ou científica, o homem é de início ser-no-mundo, "debate ou explicação com o mundo" e que não se pode privilegiar nem a consciência, como o fazem as correntes idealistas e como o próprio Husserl tende a fazê-lo, nem o mundo, como o supõem as "concepções científicas segundo as quais eu sou um momento do mundo33".

Homem é corpo e alma, é ser intuição e intencionalidade.

 

Sobre mente, nao sei.

5
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais