Buscar

Repostas Ed Fenomenologia do 13 ao 15?

💡 1 Resposta

User badge image

Lay Felicia

Estudos Disciplinares (ED) - Psicologia Fenomenológica

 

         1) B

            A afirmação II está incorreta porque a Fenomenologia não se põe contrária à ciência e não a nega, ela propõe um outro modo de ver a existência. A afirmação IV também está incorreta pois a Fenomenologia não fala de uma natureza boa do indivíduo, tampouco de uma capacidade inata, e sim compreende o ser humano como um ser de possibilidades, um ser-no-mundo.

 

 

         2) A

            A afirmação II está incorreta porque a atitude descrita não se refere a uma atitude fenomenológica, pois permanece na cisão sujeito e objeto.

 

 

         3) D

            A afirmação II está incorreta porque a Fenomenologia não é um acesso ingênuo ao mundo, sempre há uma intencionalidade. A afirmação III também está incorreta porque para a Fenomenologia não existem coisas em si, fala-se, portanto, de fenômeno, ou seja, aquilo que se mostra para alguém.

 

 

            4) A

            Está correta porque para Boss os sonhos são mais uma forma de manifestação de possibilidades de ser, os temas sonhados são temas os quais não conseguimos nos apropriar em vida desperta. Para a Daseinsanálise é fundamental que o paciente sonhador participe da compreensão dos seus sonhos.

 

 

            5) D

            A afirmação I está incorreta porque segundo Heidegger a essência do ser humano é sua condição de ser-aí, e não a partir da sua irracionalidade.

 

 

            6) D

            A afirmação III está incorreta porque o indivíduo, antes do nascimento, já é um ser de possibilidades para alguém.

 

 

         7) A

            A afirmação I está incorreta porque a Daseinsanálise não é contrária a assuntos técnicos, tampouco exclui a possibilidade de se utilizar dos mesmos. A afirmação IV também está incorreta porque a Daseinsanálise se propõe ser um modo outro de compreensão da existência humana.

 

 

            8) E

            Para a Daseinsanálise o diagnóstico do paciente é uma referência importante, mas não deve sobrepor-se a observação do paciente no modo como ele compreende sua própria existência.

 

         9) C

            A afirmação I está incorreta porque não é papel a priori do terapeuta de retirar seu paciente de sua familiaridade no mundo, talvez isso nem fosse possível de ser realizado na sua totalidade. A afirmação II também está incorreta porque não podemos fazer uma correspondência direta de “neurose” e Psicanálise para “fazer repetitivo” e Fenomenologia.

 

 

            10) C

            A alternativa C está correta porque para Boss a doença é compreendida como restrição, limitação de possibilidades de realização.

 

 

         11) A

            A afirmação III está incorreta porque na psicoterapia infantil de perspectiva fenomenológica, o terapeuta não define previamente quais serão as atividades desenvolvidas na sessão pelo seu paciente.

 

 

            12) E

            A afirmação III está incorreta porque não é o paciente que realiza a suspensão de suas crenças, e sim o terapeuta.

 

 

         13) A

            As afirmações I e V estão corretas porque em uma perspectiva da Fenomenologia, os significados dos nossos atos são construídos e estabelecidos na relação com os outros.

 

 

            14) C

         A afirmação I está incorreta porque nesta perspectiva, o terapeuta entende que não é necessariamente sua função ajudar na busca por um controle. A afirmação II também está incorreta porque a intenção do terapeuta não é a de resgatar a liberdade da voracidade de Adriana, mas sim oferecer uma ocasião para que Adriana possa compreender seus modos de ser.

 

 

         15) E

            A afirmativa II está incorreta porque para a Fenomenologia o que o paciente manifesta de sua existência é o que é, ou seja, é como ele percebe as suas relações, os seus sentimentos, os seus entendimentos. Portanto, não caberia nesta situação conhecer as pessoas da convivência de Edson. A afirmação III também está incorreta porque para a Fenomenologia não existimos em si mesmos, já estamos sempre na relação com os outros.

 

3
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais