Buscar

O que é uma entidade paraestatal ??? (Use exemplos) E uma empresa fornecedora de energia (Eletropaulo p. ex.) é uma entidade paraestatal ??

💡 2 Respostas

User badge image

Luisa Vaz

As paraestatais/entidades do 3º setor são entidade privadas sem fins lucrativos, que atuam ao lado do Estado na prestação do serviço público. PORTANTO, ESSAS ENTIDADES NÃO INTEGRAM A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.

Como atuam ao lado do Estado e na prestação de serviços que atendem ao interesse público, essas entidades recebem vantagens decorrentes de um vínculo formado com a administração. É o que a doutrina moderna vem chamando de ADMINISTRAÇÃO DIALÓGICA, que é a administração do diálogo, a participação de particulares ao lado do Estado sem finalidade lucrativa, que atuam na busca do interesse público.

Essas entidades não são delegatárias de serviço público (permissão ou concessão), apenas prestam serviços públicos não exclusivos de estado.

Existem, atualmente, cinco espécies de entidades que atuam no terceiro setor:
a) os Serviços Sociais Autônomos. Exs: SESI, SENAI, SESC.
b) as Organizações Sociais (OS).
c) as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).
d) as Entidades de Apoio.

0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Não há consenso doutrinário sobre significado do termo “entidades paraestatais”.  O Professor Rafael Carvalho Rezende Oliveira apresenta de forma bastante clara as diversas posições sobre o tema. Vejamos.

“Maria Sylvia Zanella Di Pietro prefere utilizar a nomenclatura tradicional do Direito Administrativo brasileiro para incluir essas entidades do Terceiro Setor na categoria das ‘entidades paraestatais’, expressão que, na sua visão, englobaria todas as entidades privadas que colaboram com o Estado no desempenho de atividade não lucrativa e que recebem benefícios públicos.

O problema é a pluralidade de sentidos atribuídos pela doutrina pátria à expressão ‘entidade paraestatal’. Em resumo, os autores nacionais apresentam os seguintes sentidos ao vocábulo: a) autarquias; b) entidades privadas, integrantes ou não da administração pública (empresas públicas, sociedades de economia mista e serviços sociais autônomos); c) entidades que possuem vínculo institucional com a pessoa federativa, submetidas ao seu respectivo controle (entidades públicas e privadas da administração indireta e serviços sociais autônomos); d) pessoas de Direito privado que desempenham atividades não lucrativas de caráter social (serviços sociais autônomos, entidades de apoio, organizações sociais e organizações da sociedade civil de interesse público).”  (Organização Administrativa. 4ª ed. pgs. 34-35)

A Eletropaulo é uma empresa privada com fins lucrativos. Inclusive, em junho de 2018, a Eletropaulo foi adquirida pelo grupo Enel e desde o dia 4 de dezembro de 2018 passou a se chamar Enel Distribuição São Paulo. Se adotarmos o conceito clássico de entidade paraestatal, conforme defendido por Maria Sylvia Zanella Di Pietro, a Enel não poderia ser incluída nessa categoria porque a empresa tem fins lucrativos. Trata-se, na realidade, de concessionária de serviços públicos, delegatária, e que se insere no Segundo Setor (“mercado”).

 

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais