Buscar

DÚVIDA

Um profissional que trabalha na Saúde se depara com uma situação trazida por um usuário do Sistema Único de Saúde Pública (SUS). A situação é a de que o medicamento para pressão, utilizado pelo usuário de 80 anos, está em falta nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o município de pequeno porte em que ele mora. O idoso não tem outra condição de adquiri-lo que não por meio do acesso à farmácia básica.

Diante disso, como deve atuar o assistente social? E como se relaciona esse desafio profissional com a instrumentalidade do Serviço Social?



Respostas

User badge image

Kamila Prestes

Diante dessa objetividade, o assistente social deve munir-se de todo o seu aparato de instrumentos e técnicas, ou seja, da instrumentalidade que há nessa profissão especializada, para buscar solucionar a demanda do usuário.

As ações realizadas por esse profissional podem ser definidas de inúmeras formas após a acolhida desse idoso pela entrevista e dos registros necessários ao atendimento social:

- Ele pode optar por diálogar junto aos seus colegas num trabalho interdisciplinar em busca de uma solução coletiva, considerando as diversas áreas do saber envolvidas no referido atendimento;

- Pode ser utilizado o contato direto com os gestores da Política Municipal de Saúde (PMS) no intuito de verificar o que estaria ocasionando a falta da medicação e quais as medidas que estão sendo adotadas para uma solução eficaz do problema.

- A partir das primeiras ações adotadas, cabe ao profissional a reflexão acerca da realidade e da possibilidade de efetivação dos direitos do idoso atendido. É necessário verificar se as ações adotadas até o momento condizem com a satisfação da necessidade do usuário, buscando ir além do aparente e do imediato.

- O assistente social pode, também, orientar o sujeito de sua intervenção a buscar seus direitos junto ao Ministério Público, uma vez que é idoso e tem prioridade no atendimento.

- Da mesma forma, o assistente social pode elaborar um relatório ao órgão a fim de garantir o acesso do idoso à medicação a qual tem direito e, ainda, agendar uma audiência com a Promotoria de Justiça com o mesmo fim.

- ​​​​​​​Outra ação possível seria a interlocução com a rede de atendimento de saúde na expectativa de garantir o direito do usuário.

Todo esse processo de reflexão e tomada de decisões acerca de um quadro como esse está inscrito na instrumentalidade da profissão; chegar a uma solução que, em primeiro lugar, não seja culpabilizante do usuário e que, em segundo lugar, busque construir alternativas mais duradouras para a sua necessidade objetiva, faz parte de um processo de práxis profissional, em que o profissional utiliza-se de todo o seu arcabouço social, teórico, ideológico e cultural.

1
Dislike0
User badge image

delreyyj

  1. Ingresse com uma ação no Juizado Especial Cível, se o valor total do tratamento (incluindo o medicamento) não ultrapassar 40 salários mínimos no período de 12 meses.
  2. Ingresse na justiça comum, com o auxílio de um defensor público ou advogado.


0
Dislike0
User badge image

delreyyj

espero ter ajudado

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando