Buscar

Circuitos elétricos II atividade 3

Nesta unidade, analisamos os elementos de potência em circuitos CA. Todas as ferramentas matemáticas e de análise de circuitos estudadas nas unidades anteriores foram utilizadas e aplicadas para encontrarmos os elementos que caracterizam as informações mais relevantes para distribuição e consumo da energia elétrica. Assim, é muito importante relacionarmos os conceitos de potência estudados com os elementos envolvidos na utilização da energia elétrica no dia a dia.

O seguinte trecho de texto relaciona a relação da potência complexa e fator de potência com o preço do consumo de energia:

 

Cargas com fatores de potência baixos custam caro para manter, porque exigem correntes elevadas. A situação ideal seria consumir uma corrente mínima de uma fonte de modo que = P, Q = 0 e FP = 1. Uma carga com Q diferente de zero significa que a energia flui nos sentidos entre a carga e a fonte, gerando novas perdas de potência. Em razão disso, as concessionárias de energia elétrica normalmente encorajam seus clientes a terem fatores de potência o mais próximo possível da unidade e penalizam alguns clientes que não aumentam seus fatores de potência de carga (ALEXANDER; SADIKU, 2013, p. 431).

 

Já o seguinte trecho, explica como é cobrada a energia elétrica:

 

As concessionárias de energia elétrica dividem seus clientes em categorias como residenciais (domésticos), comerciais e industriais, ou baixa, média e alta potências, porque possuem estruturas de tarifação diferentes para cada categoria. A quantidade de energia consumida em unidades de kilowatt-hora (kWh) é medida usando um medidor de kilowatt-hora instalado nas dependências do cliente. Embora as concessionárias de energia elétrica usem métodos diversos para cobrarem a energia elétrica consumida, a tarifa ou o preço para um consumidor geralmente é composto por duas partes. A primeira é fixa e corresponde ao custo de geração, transmissão e distribuição de eletricidade para atender às necessidades de carga dos consumidores. Essa parte da tarifa geralmente é expressa como certo preço por kW de demanda máxima, ou ela pode se basear em kVA de demanda máxima, para levar em conta o fator de potência (FP) do consumidor. Uma multa do FP pode ser imposta sobre o consumidor, segundo a qual determinada porcentagem da demanda máxima em kW ou kVA é alterada a cada 0,01 de queda no FP abaixo de um valor predeterminado, como 0,85 ou 0,9. Por outro lado, poderia ser dado um crédito de FP para cada 0,01 que o FP exceder o valor predeterminado. A segunda parte é proporcional à energia consumida em kWh; pois pode estar na forma gradual, por exemplo, os primeiros 100 kWh a um custo de 16 centavos/kWh, os próximos 200 kWh a um custo de 10 centavos/kWh e assim por diante. Portanto, a conta é estabelecida de acordo com a equação a seguir: Custo Total = Custo Fixo + Custo da Energia (ALEXANDER; SADIKU, 2013, p. 431).

 

Referências

ALEXANDER, C. K.; SADIKU, M. N. O. Fundamentos de circuitos elétricos. 5. ed. São Paulo: Editora Bookman, 2013.

 

Proposta

Entendendo como é realizado o cálculo do custo total de energia elétrica, é hora de colocar em prática os conhecimentos adquiridos sobre potência com uma simulação da prática de consumo de energia elétrica.

Nesta atividade, deve-se:

●       Calcular a tarifa base com os dados do seu dia e mês de nascimento;

●       Calcular a energia total consumida;

●       Calcular a multa ou o crédito em relação ao fator de potência base;

●       Calcular o custo mensal para cada fator de potência de operação.

 

Considere uma carga de 500 kW alimentada por 15 kV (RMS) operando 450 horas por mês em duas situações:

●       Com um fator de potência de 82%;

●       Com um fator de potência de 90%.

 

O seu objetivo é calcular o custo médio mensal para cada situação acima tomando como base a seguinte tarifa:

●       Tarifa de consumo de energia: (mês de nascimento) centavos por kWh. Exemplo: (nascimento em agosto) R$ 0,08 por kwH;

●       Multa por fator de potência: (soma dos números do dia de nascimento/100) % da tarifa de consumo de energia para cada 0,01 que o FP cair abaixo de 0,85. Exemplo: nascimento dia 28: 10/100 % = 0,1%;

●       Crédito por fator de potência: (soma dos números do dia de nascimento/10) % da tarifa de consumo de energia para cada 0,01 que o FP exceder a 0,85. Exemplo: nascimento dia 14: 5/100 % = 0,05%.

 

Lembre-se de deixar explícito os dados de referência utilizados no início da resolução.

 

Submeta o arquivo com seus cálculos para avaliação docente.


Sua atividade foi aberta em uma nova janela

Abrir em uma nova janela

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais