Buscar

DIREITO CIVIL ll, CONTRATO

Seguinte situação: Empresto minha casa para um amigo passar o final o carnaval, ele não me devolve e já é São João. Descubro que foi alugada à outra pessoa. Como proceder?

Dúvida relacionada à artigos referentes ao assunto, que são contratos. Da matéria Direito Civil ll. 

💡 4 Respostas

User badge image

Victória Branco

O amigo (devedor) tem por obrigação restituir a casa ao credor, onde a posse foi apenas temporária, de acordo com art 569, lV, CC. a locação para terceiros, tem por sanção perdas e danos, de acordo com o art 389, CC.
1
Dislike0
User badge image

odilon cavalcante

Trata se de um  comodato verbal de coisa infungivel, contrato não solene que pode sim ser oral, existem divergencias doutrianarias quanto a classificação real ou somente concenso.  (Real)... minha opinião.

A questão acima deixa claro que houve mesmo que de maneira implicita prazo para entrega da coisa infugivel, que não aconteceu. O comodatario fica impedido de locar a casa sendo que não houve convenção,  bem como não cabe interditos possessórios.  Fica portanto a obrigação de restituir a coisa, bem como para todos os efeitos fica anulado a locação a terceiros. O procedimento correto é notificar o comodatario cedendo lhe 30 dias para a desocupação, obviamente alegando extinção do comotado.

Decorrido os trinta dias deverá ajuizar ação de reintegração de posse.

(Bons estudos)

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais