Buscar

Química farmacêutica, mecanismo de ação e relação estrutura atividade

Os medicamentos antivirais são úteis no combate a doenças virais e, locais onde não há uma vacina eficaz ou onde a infecção já aconteceu. A figura a seguir demonstra a fórmula estrutural de um medicamento antiviral:


Esse fármaco é usado para o tratamento de qual patologia? Disserte sobre o seu mecanismo de ação e sua relação estrutura atividade.

💡 3 Respostas

User badge image

Marta Regina

O aciclovir é um pró-fármaco que foi descoberto por triagem de compostos e introduzido no mercado em 1981. Apresenta uma estrutura semelhante ao nucleosídeo e contém a mesma base de ácido nucleico que a desoxiguanosina. No entanto, não contém o anel de açúcar completo. Em células infectadas com o herpes-vírus, é fosforilado em três estágios para formar um trifosfato, que é o agente ativo

3
Dislike0
User badge image

Marta Regina

ESTRUTURA DO TRIFOSFATO DE ACICLOVIR


O trifosfato de aciclovir impede a replicação do DNA de duas maneiras: é suficientemente semelhante ao trifosfato de desoxiguanosina, podendo se ligar à DNA polimerase e inibi-la; e a DNA polimerase pode catalisar a ligação do nucleotídeo aciclovir à crescente cadeia de DNA. Como a unidade de açúcar está incompleta e carece do grupo hidroxila necessário, normalmente presente na posição 3' do anel de açúcar, a cadeia de ácido nucleico não pode ser mais estendida e, assim, o fármaco atua como um terminador da cadeia. A biodisponibilidade oral do aciclovir é bastante baixa (15 a 30%). Para superar esse problema, vários pró-fármacos de aciclovir foram desenvolvidos para aumentar a solubilidade em água (Figura 31). Como exemplo, temos o valaciclovir, no qual foi inserido um aminoácido de valina, aumentando o log P desse composto e a biodisponibilidade. No desciclovir, a carbonila do anel purina foi retirada e, dessa forma, esse composto é mais solúvel em água. O ganciclovir é um análogo do aciclovir e carrega um grupo extra hidroximetileno, enquanto o valganciclovir atua como um pró-fármaco para esse composto. O penciclovir e seu pró-fármaco fanciclovir são análogos do ganciclovir. No fanciclovir, os dois grupos álcool do penciclovir são mascarados como ésteres, tornando a estrutura menos polar, resultando em melhor absorção. Uma vez absorvidos, os grupos acetil são hidrolisados por esterases e o anel purínico é oxidado pela aldeído-oxidase no fígado, para gerar o penciclovir. As reações de fosforilação ocorrem, então, em células infectadas por vírus, conforme descrito anteriormente (PATRICK, 2013).

1
Dislike0
User badge image

marcos guilherme nascimento

Estou atras dessa resposta também
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais