Buscar

Que estruturas deveriam ser priorizadas no exame de anatomia palpatória dessa paciente? Que estruturas ósseas e articulares deverão ser pesquisadas?

Uma menina de 14 anos é encaminhada ao ambulatório de fisioterapia 12 semanas após sofrer fraturas da parte média da diáfise da tíbia e fíbula esquerdas em um acidente de bicicleta. Seu aparelho gessado de perna inteira foi removido ontem e a fratura está bem consolidada. A paciente relata que o joelho e o tornozelo esquerdos estão rígidos e doloridos quando ela tenta flexioná-los. Ainda, descreve a perna esquerda como fraca, ao passo que, neste momento, está deambulando com duas muletas, apoiando o peso conforme tolerado, com a esperança de progredir para a retirada das muletas assim que possível.

À observação, a coxa e a panturrilha esquerdas da paciente parecem mais finas do que as do lado direito, em decorrência da perda de trofismo. A amplitude de movimento passiva de flexão do joelho esquerdo é de 10° a 70°, menor que o padrão normal.

Vamos refletir:

Além de observar, palpar e testar os movimentos articulares fisiológicos e acessórios e, também o desempenho muscular, que estruturas deveriam ser priorizadas no exame de anatomia palpatória dessa paciente? Que estruturas ósseas e articulares deverão ser pesquisadas?

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais