Buscar

quais são os poderes em que o Estados está divido e as regras eleitorais no início da formação da nação brasileira. (15 linhas).

💡 1 Resposta

User badge image

Andrea Regina

Poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário.

Na chamada Primeira República, de 15/11/1889 a 16/07/1934 - é consagrado o princípio federativo, onde a Nação é uma federação de vários Estados, com seus próprios governos, submetidos ao governo central, aos quais se permite tudo o que o texto constitucional não proíba. Os Estados organizar-se-ão de forma que fique assegurada a autonomia dos Municípios em tudo quanto respeite ao seu peculiar interesse. Confere aos Estados-membros da federação autonomia para organizar o seu Poder Legislativo.

Os deputados eram eleitos nos Estados e no Distrito Federal, proporcionalmente às suas populações, para triênios, e os senadores, extinta a sua vitaliciedade, para o período de nove anos, em número de três por Estado e Distrito Federal. Acaba com o voto censitário, que restringia o sufrágio a quem detinha propriedades e rendas e adota o voto direto e universal para todos os maiores de 21 anos, excluídos os mendigos, os analfabetos, os praças de pré, os religiosos de ordens monásticas e, implicitamente, as mulheres. O presidente da República deverá ser eleito, pelo voto direto, para um mandato de quatro anos, e a eleição realizada no primeiro dia de março do último ano do período presidencial. Excepcionalmente, o primeiro presidente e seu vice serão eleitos indiretamente pelo Congresso Constituinte. Na ausência de um tribunal específico, é instituído um sistema de apuração em que cabe à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal verificar e reconhecer os poderes de seus membros.
O Congresso Nacional abrirá seus trabalhos a 3 de maio de cada ano. Cada legislatura com duração de três anos e cada sessão legislativa quatro meses da data de abertura, podendo ser prorrogada, adiada ou convocada extraordinariamente. Cabe privativamente ao Congresso Nacional, entre outras prerrogativas, a declaração de estado de sítio em um ou mais pontos do território nacional, na emergência de agressão por forças estrangeiras ou de comoção intestina.

 

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais