Buscar

Categorize o que são - Obrigações “Propter Rem”

💡 3 Respostas

User badge image

Catarine Avelar

São obrigações anexas. Se você compra um apartamento em um condomínio, diz-se que a taxa condominial é uma obrigação prompter rem. É só um exemplo de muitos que se podem encontrar.
2
Dislike0
User badge image

Rayane Santiago

São obrigações relacionadas ao tema de direitos reais. Direitos sobre a coisa. Nada mais são que obrigações que incidem sobre o bem em específico, e não sobre o seu titular.

Ex: IPTU. Esse é um típico exemplo de obrigação propter rem. A pessoa obrigada a pagar o IPTU é aquela que é a proprietária do imóvel. Se esse proprietário vender o seu bem, a obrigação para o pagamento do IPTU será transferida ao próximo proprietário. Isso em razão de ser uma obrigação propter rem, ela acompanha o bem com quem e onde quer que ele esteja.
Diferentemente do pagamento de conta de energia elétrica, por exemplo, que não é obrigação propter rem, mas sim pessoal. Logo, ainda que o proprietário venda o seu bem, ele quem continuará sendo o responsável pela quitação de possível débito de conta de energia elétrica, e não o próximo proprietário.
1
Dislike0
User badge image

Eva Rocha

Resumidamente, obrigações atreladas à coisa/bem, independente de quem seja seu titular
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais