Buscar

OBRIGAÇÕES PROPTER REM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Código Civil Brasileiro de 2002, art. 12 da lei n° 4.591/1964
Obrigações Propter Rem, são as obrigações que surgem com a simples aquisição de um direito real de propriedade. É aquela que recai sobre uma pessoa em razão da sua qualidade de proprietário ou de titular de um direito real sobre um bem. Nesta obrigação o titular responde com todos os seus bens, inclusive com o bem de que decorreu a obrigação, sendo possível a exoneração, do devedor quanto à obrigação através de alienação de bem, sendo que nesse caso, junto ao bem o adquirente assume todos os encargos que dele advêm.
Ou seja, o fato de eu ter me tornado proprietário de um apartamento, por exemplo: automaticamente torno-se devedor das obrigações referentes ao condomínio, IPTU, sendo assim poderei com tranqüilidade afirmar que as obrigações de pagar o condomínio e o IPTU, são obrigações de Propter Rem, são obrigações que surgem pela simples aquisição de um direito real de propriedade. É a aquisição de um imóvel, o apartamento e principalmente as dívidas inerentes a esse imóvel. 
Na visão de Maria Helena Diniz Propter Rem é a vinculação a um direito real, ou seja, a determinada coisa de que o devedor é proprietário ou possuidor.
O Propter Rem é próprio da coisa, inerentes a ela, também conhecidas no Brasil como obrigações ambulatórias, o que quer dizer: seja quem for o proprietário o mesmo será obrigado a pagar o imóvel mesmo que sejam dívidas geradas antes da compra. O promitente comprador vai responder pelas obrigações Propter Rem, desde que emitida na posse, independentemente de registro da promessa, para evitar o seu enriquecimento sem causa, posição essa consolidada pelo STF.

Continue navegando