Buscar

Distinção entre Direito Positivo e Direito Natural ?

💡 6 Respostas

User badge image

Marjourier Alexia

Sei um pouco e creio que posso ajudar

O Direito Natural é também chamado de Jusnaturalismo. Ele é o direito que, mesmo que não constando em nenhum ordenamento, foi convencionado socialmente, ou seja, é o Direito "criado" pela humanidade tendo como base a distinção entre o certo e o errado, portanto esse Direito é imutável. Já o Positivo é aquele que foi escrito, ou seja, é um conjunto de normas que constam no ordenamento jurídico, então de acordo com o tempo e mudanças sociais irá sofrer alterações  também.

4
Dislike0
User badge image

Marjourier Alexia

Diria que o Jusnaturalismo nos remete à aprendizagem do homem com a natureza, e o Juspositivismo, com suas constantes adaptações ao desenvolvimento cultural.

3
Dislike0
User badge image

Dasley Myszkowski

Apenas uma correção, com base em Aristoteles, que foi o importantissimo para o direito na Idade Media da qual somos herdeiros, o direito natural não é criado, mas sim dito, ele pre existe na natureza e, com uma base dialetica (de observação e indução) cabe ao homem apenas dize-lo, e não cria-lo.

 

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais