Buscar

“A ausência de concordância verbal, no português brasileiro, embora, ocorra nos diferentes níveis sociais, é sem dúvida, um traço discriminador e...

...estigmatizante. [...] Na escola, o ensino é pautado na variedade culta, descrita na gramática normativa. Segundo ela, o verbo deve concordar em número e pessoa com o sujeito. No uso da língua, porém, é possível perceber que nem sempre a concordância se realiza. A contradição entre o que é apresentado como norma e, o que, de fato, ocorre é um fator que merece estudo cuidadoso”.

Nesse sentido, assinale a alternativa que indica qual deve ser a postura do professor nesse processo:

 

 

a.

O professor deve compreender qual é a concordância verbal utilizada pelos alunos e realizar adequações da norma culta para que se assemelhe ao que já é praticado.

b.

O professor deve entender as causas das dificuldades de aprendizado da concordância verbal e desenvolver práticas que efetivamente levem o aluno a dominar a norma culta.

c.

Cabe ao professor ensinar a norma culta e exigir que os alunos estudem e incorporem as regras ao seu cotidiano, independentemente da realidade em que estão inseridos.

d.

O professor não deve exigir o uso da norma culta, pois atualmente a concordância verbal permite adaptações da concordância contemporânea.

e.

Em sala de aula pouco se pode fazer para que os alunos aprendam efetivamente a norma culta da concordância verbal. Cabe aos pais ensinar e inserir o uso correto em casa.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais