Buscar

No que consiste a inversão do ônus da prova no Direito do Consumidor?

💡 2 Respostas

User badge image

Valquíria Novaes

Dispõe o inciso VIII do artigo 6º do CDC:

Art. 6º São direitos básicos do consumidor:

(...)

 VIII - a facilitação da defesa de seus direitos, inclusive com a inversão do ônus da prova, a seu favor, no processo civil, quando, a critério do juiz, for verossímil a alegação ou quando for ele hipossuficiente, segundo as regras ordinárias de experiências;

Assim, o juiz pode inverter o ônus da prova em favor do consumidor se se convencer da verossimilhanças das alegações do consumidor ou se restar comprovada sua hipossuficência. Nesse caso, o consumidor será hipossuficiente quando não tiver meios ou lhe for dificultoso o acesso ou a produção da prova, sendo que o juiz irá transferir esse ônus para o fornecedor. Não se confunde hipossuficência com vulnerabilidade, pois todo consumidor é vulnerável (nas quatro vertentes: informacional, técnica, jurídica ou socieconômica), mas nem sempre será hipossuficiente, conforme for sua capacidade de produção da prova.

3
Dislike0
User badge image

LEA OTRANTO

 Inversão do ónus da prova é um termo utilizado para descrever uma obrigação imputada ao réu em casos específicos previstos em lei. 

inversão do ônus da prova prevista no cdc, o artigo 6º, viii determina que haverá a inversão do ônus da prova ao consumidor, quando, no processo civil, for verossímil a alegação ou quando for o consumidor hipossuficiente na relação de consumo.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais