Buscar

Língua Portuguesa: Compreensão Textual

No quê a leitura ajuda?

A leitura é a maneira mais antiga – e mais eficiente, até hoje, de adquirir conhecimento. E é preciso desconstruir aquela ideia de que ler é um hábito chato e monótono. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, ler revistas, sites, gibis, livros de romance, entre outras leituras de entretenimento, é tão eficaz quanto ler um livro técnico. A diferença é que ler sobre algo técnico oferece conhecimento sobre aquele determinado assunto, enquanto ler sobre variedades estimula o raciocínio e melhora o vocabulário. É clichê, mas é fato: somente escreve bem quem lê bastante.

A leitura melhora o aprendizado dos estudantes, pois estimula o bom funcionamento da memória, aprimora a capacidade interpretativa, pois mantém o raciocínio ativo, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre diversos assuntos. Quem lê muito conversa sobre qualquer coisa, e consegue formar opiniões bem fundamentadas.

Segundo o texto, as atitudes em relação à leitura possuem um pressuposto.

💡 1 Resposta

User badge image

Elizandra Souza

C) a expectativa de que a leitura se popularize na formação cultural do leitor


Resposta correta letra c. a leitura ajuda a aumentar a formação cultura do leitor.

  • o reconhecimento de que a leitura se associa ao nível social do leitor- este item não está correto, pois a leitura não se associa ao nível social do leitor, diferentes níveis sociais podem fazer a mesma leitura de um texto.
  • a percepção de que a leitura se expande com a tecnologia – a leitura pode ser relacionada à tecnologia, mas ela não se expande com ela, ela se expande com a ação leitora independe do uso ou não da tecnologia
  • a expectativa de que a leitura se popularize na formação cultural do leitor – resposta correta
  • a necessidade de que a leitura se identifique com a modernidade- a leitura existe antes da modernidade, assim ela traz características deste movimento mas não se identifica somente com ele.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais