Buscar

ética fisioterapia

A lei nº 10.211 de 2001 dispõe sobre “a manifestação de vontade do doador, ela abrange assuntos como a remoção de órgãos, tecidos e partes do corpo humano para fins de transplante e tratamento” (BRASIL, 2001). O processo de transplante de órgão exige notificação ágil de morte encefálica e o preparo da equipe de saúde pode influenciar na confirmação em tempo hábil para melhor procedimento.

BRASIL. Lei no 10.211, de 23 de março de 2001. Altera dispositivos da Lei no

9.434, de 4 de fevereiro de 1997, que "dispõe sobre a remoção de órgãos, tecidos e partes do corpo humano para fins de transplante e tratamento". Brasília, DF: Presidência da República, 2001.

Sobre a manifestação de vontade do doador, marque a alternativa correta.

 

A retirada de tecidos e órgãos de pessoas falecidas para transplantes dependerá da autorização da família, ou responsável, mesmo que ausente a verificação da morte.

A entrevista da família para autorização é um momento delicado que pode ser realizado por qualquer profissional de saúde, mesmo sem conhecimento da legislação.

As manifestações de vontade do doador têm relação com os valores morais do indivíduo e devem ser respeitadas pelos profissionais de saúde. CORRETA

As questões socioculturais, afetivas e éticas devem ser desconsideradas na decisão sobre doação de órgãos.

O esclarecimento dos profissionais de saúde para a família, que desconhece a vontade do indivíduo sobre a doação de seus órgãos, não é importante.

Ainda não temos respostas

Ainda não temos respostas aqui, seja o primeiro!

Tire dúvidas e ajude outros estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina