Buscar

Que significa "de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego", no art. 37, II, da Constituição?

💡 2 Respostas

User badge image

Patrícia Maraschin

...na forma prevista em lei." A depender do cargo a ser exercido, se previsto em lei, o Edital, em regra, disporá sobre a comprovação da habilitação profissional, seja pela apresentação de certidões expedidas pelos conselhos de classe ou carteira profissional; por exemplo, um Contador que responderá tecnicamente pelos Balanços de determinado órgão: o título de bacharel em ciências contábeis, não será suficiente, pois ele precisará comprovar o registro ativo no CFC para estar apto a exercer as funções inerentes a profissão/cargo.

0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

 

Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:                      

II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração; 

Significa que alguns concursos públicos, a depender da natureza e complexidade do cargo, poderão contar apenas com provas (objetivas e/ou discursivas). Outros, normalmente mais complexos, poderão contar com aplicação de provas e pontuação por títulos apresentados.

Exemplo de pontuação por títulos em concurso público (extraído do EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2018 da Prefeitura de Valença-RJ):

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais