Buscar

Qual a diferença entre Direito Subjetivo e Interesse Legítimo?

💡 3 Respostas

User badge image

Milene Perin Correia

O Direito Subjetivo pode ser compreendido como a possibilidade ou poder de agir dado a alguém, pelanorma legal ou convencional, de exercer um poder de exigir uma conduta ou omissão. Porém, nem sempre o Direito subjetivo pode cobrir todas as hipóteses de situações subjetivas que podem ser consideradas pelo Direito. Há casos que não chega a haver direito  subjetivo, mas simples "interesse legítimo" o qual se liga a uma pretensão fundada naquele interesse. Ou seja, uma pretensão razoável cuja procedência ou não só pode resultar do desenvolvimento do processo, podendo ser equiparado a um direito subjetivo de caráter provisório que depende da decisão final da demanda para ser reputado válido e/ou existente.

4
Dislike0
User badge image

Clarice Angélia Gonçalves Silva

"Enquanto o direito subjetivo é campo de atuação da autonomia privada - isto é, representa uma gama de poderes e deveres, que permite ao sujeito perseguir seu cumprimento, inclusive judicialmente-, o interesse não proporciona um campo de atuação, mas, no máximo, permite ao interessado a reação contra violações. "

"...vê-se também, que o interesse, mesmo quando individual, traz de forma mais visível o fim social e restringe a atuação do interessado apenas a pleteiar judicialmente a garantia de seu interesse violado."

Fonte:  "O direito pela perspectiva da autonomia privada" de Bruno Torquato

2
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Em ambos há um interesse privado reconhecido e protegido pela lei.

No direito subjetivo essa proteção é direta e imediata. Neste, o particular tem a faculdade de exigir à administração comportamentos que satisfaçam o seu interesse privado e também, de certa forma, assegurar os "mecanismos" de ação necessários em caso de violação ou não cumprimento, isto é, há um direito à satisfação de um interesse próprio.

Por outro lado, no interesse legítimo, ou legalmente protegido, a proteção é imediata mas indireta, sendo que o particular não pode pedir à administração que satisfaça o seu interesse, mas somente que não o prejudique ilegalmente, ou seja, direito à legalidade de decisões que versem sobre um interesse próprio.

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais