Buscar

Gnt alguem sabe me explicar por que o nitrogênio apresenta vários estado de oxidação diferente dos outros elementos do grupo 15?

💡 2 Respostas

User badge image

Flávio Sousa

Todos os elementos do grupo do nitrogênio apresentam cinco elétrons na camada mais externa e o estado de oxidação máxima é +5, quando utilizam todos os elétrons para fazer ligações.

quando um átomo possui eletrons emparelhados a energia de ionização torna-se maior. É o chamado efeito do par inerte. Se a energia necessária para desemparelhar os elétrons for maior que a energia liberada na formação da ligação, então os elétrons permanecerão emparelhados.

 

 

 

o efeito do par inerte cresce com o aumento da massa atômica. Assim, geralmente só os elétrons p são utilizados, resultando uma valência 3. 

1
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Todos os elementos do grupo possuem cinco elétrons no nível eletrônico mais externo. Os estados de oxidação dos elementos desse grupo variam entre –3 a +5, sendo que o nitrogênio e o fósforo são encontrados em todos os estados possíveis de oxidação. Sua configuração da camada de valência é ns2np3.

A química do nitrogênio é complexa. Para uma visão geral, considere o diagrama de estados de oxidação abaixo (Diagrama de Frost para o nitrogênio). Podemos notar que o nitrogênio pode assumir estados de oxidação formal que variam desde +5 até -3. Outra coisa, como ele se comporta de forma tão diferente em condições ácidas e básicas, assim podemos concluir que a estabilidade relativa de um estado de oxidação é muito dependente do pH.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais