Buscar

Métodos de Pesquisa - Ciências Contábeis - UNIP

Sobre as consultas para pesquisas, analise as afirmativas a seguir:

I- De tempos em tempos são apresentadas questões aos bibliotecários, seja do tipo de localização de fatos ou de localização de material, que acabam se transformando durante a busca em verdadeiras consultas de pesquisa. O que está em causa aqui é a pesquisa ‘genuína’ ou original, não a pesquisa no sentido mais vago do termo, significando buscas exaustivas.

II- O que normalmente acontece é o bibliotecário descobrir um problema trazido pelo usuário que não pode ser resolvido com a bibliografia ou com as várias outras fontes, documentais ou pessoais que se acham disponíveis para consulta. Em outras palavras, tanto o bibliotecário quanto o usuário percebem que se encontram nas próprias fronteiras do conhecimento. Se desejassem avançar, verificariam que a mera busca já não é mais suficiente: necessita-se de ferramentas mais especializadas de pesquisa, como dedução, hipótese, experimento, análise estatística; avaliação crítica, observação, pesquisas de opinião, método histórico, dentre outras.

III-Explicar papéis complementares a um consulente aflito é outra tarefa que requer do bibliotecário de referência tato e paciência incomuns. Nem todas as consultas de pesquisa estão ligadas a novos conhecimentos. Esquecemos mais do que lembramos e perdemos mais do que registramos. Muitas pesquisas visam voltar a descobrir. A arqueologia nos dá o exemplo mais notável disso, mas as consultas genealógicas feitas por amadores nos dão um exemplo característico do problema que afeta as bibliotecas. Sabemos que todos nós temos antepassados: o que se perdeu foi o elo entre eles e nós.

Estão CORRETAS as afirmativas:

  1. I e II apenas.
  2. I e III apenas.
  3. II e III apenas.
  4. I, II e III.
Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais