Buscar

Farmacocinética

A prescrição de vários medicamentos em um mesmo regime terapêutico a um determinado paciente é uma prática comumente com o objetivo de melhorar a eficácia dos medicamentos, reduzir a toxicidade, ou tratar doenças coexistentes, prática denominada de polifarmácia. Porém, é extremamente importante considerar a possibilidade de interações medicamentosas que possam resultar em ineficácia terapêutica ou toxicidade ao paciente. Interações medicamentosas podem ser classificadas em (a) incompatibilidades farmacêuticas; (b) interações farmacocinéticas e (c) interações farmacodinâmicas.

Considerando que ao longo da sua vida profissional na área da saúde você irá se defrontar com inúmeras situações de pacientes com prescrições de vários medicamentos, ou que o paciente esteja utilizando simultaneamente medicações prescritas por diferentes médicos, é importante que você saiba identificar quais tipos de pacientes e classes de medicamentos apresentam maior probabilidade de interações medicamentosas. Nesse contexto, descreva:

a) Explique as características dos pacientes com maior predisposição a interações medicamentosas.

b) Quais as características dos medicamentos com maior predisposição a interações?

c) Descreva as implicações resultantes de interações em nível farmacocinético, exemplificando mecanismos de interações em nível de absorção, distribuição, metabolização e excreção.


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais