Buscar

UAM Atividade 1 - Termodinâmica

Os sistemas termodinâmicos ilustram dispositivos práticos integrantes dos mais diversos componentes mecânicos, desde máquinas simples a unidades complexas de produção de energia, por exemplo. Nesse sentido, podemos classificar esses sistemas em três tipos básicos: sistema termodinâmico aberto; sistema termodinâmico fechado; e sistema isolado.

Analisando as características principais de cada um desses sistemas, elabore uma descrição que relacione as fronteiras de um sistema com a sua classificação. Adicionalmente, explique como classificamos, em termodinâmica, um volume de controle e quais tipos de dispositivos podem ser entendidos dessa forma.


💡 1 Resposta

User badge image

Wagner Santos

Feito! Score: 10

Sistema Aberto: tem por definição ser conhecido como volume de controle, diferenciando dos demais sistemas, tanto a massa quanto a energia podem cruzar a fronteira de um volume de controle.

Sistema Fechado: é definido por quantidade fixa de massa, ou meramente chamado de massa de controle onde nenhuma massa pode atravessar sua fronteira, ou seja, nenhuma massa pode entrar ou sair do sistema fechado. Tratando-se de fronteira no sistema fechado, a energia (na forma calor) ou trabalho, pode sim cruzar fronteira, logo caracterizando uma fronteira móvel.

O exemplo abaixo relata como o sistema fechado é visualizado. Uma forma ilustrada para melhor entendimento:

Sistema Isolado: O trabalho não é realizado no sistema ou por ele, ou seja, não ocorre fluxo de massa e energia sobre suas fronteiras. É um conjunto de dois ou mais corpos isolados termicamente do ambiente externo. A fronteira não permite troca de massa e muito menos de energia. Como exemplo, temos: garrafa térmica, roupa de mergulho, cilindro de oxigênio, dentre outros.

 

è Volume de Controle:

O volume de controle nada mais é que um sistema aberto, com fronteiras fixas que delimitam uma região do espaço. É assim chamado justamente porque o volume do sistema não varia, então temos um volume fixo para controlar,

No caso de volume de controle chamamos a fronteira do sistema de superfície de controle. Alguns exemplos como aquecedor de água, radiador automotivo, turbina, compressor apresentam fluxos de massa e devem ser analisados como volumes de controle (sistema aberto).

Exemplo para ilustrar melhor o conceito de volume de controle é o ar condicionado. 


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais