Buscar

Escreva a respeito do: a - ciclo vital dos glóbulos vermelhos. b– função do mecanismo da eritropoietina. c- transporte e metabolismo do ferro ?

💡 1 Resposta

User badge image

Gabriela Costa

a- As hemácias, também chamadas de glóbulos vermelhos ou eritrócitos, embora sejam anucleadas, são células que desempenham uma importante e complexa função no organismo: por meio da hemoglobina, carregam oxigênio dos pulmões aos tecidos e dióxido de carbono dos tecidos aos pulmões, assim, garantem uma boa perfusão tecidual.

Elas são as células mais abundantes no sangue, possuem forma homogênea circular e bicôncavas.

Essas células possuem um ciclo de vida de cerca de 120 dias. Elas são formadas na medula óssea através de um processo chamado de eritropoiese, que tem duração de sete dias e é estimulado pela eritropoietina, um hormônio glicoproteico. Após o ciclo de vida, a destruição das hemácias acontece no fígado e no baço.

b- A produção de glóbulos vermelhos (eritropoiese) acontece na medula óssea sob o controle do hormônio eritropoetina (EPO). As células justaglomerulares renais produzem eritropoietina em resposta ao decréscimo do fornecimento de oxigênio (como na anemia e hipóxia) ou aumento dos níveis de androgênios.

É também um hormônio glicoproteico, sendo o principal fator de crescimento da regulação das hemácias.

Havendo pouca oxigenação nos rins a produção de eritropoetina pode aumentar em até mil vezes como mecanismo de compensação, sendo denominada de Policitemia secundária.

c- transporte do ferro do lúmen intestinal até a circulação sanguínea ocorre em três fases principais: 1) captação e internalização na membrana apical do enterócito; 2) deslocamento intracelular, e 3) transporte para o plasma.

Para manutenção da homeostasia do ferro o organismo lança mão de dois mecanismos: um intracelular e outro sistêmico. O primeiro mecanismo depende da quantidade de ferro que a célula dispõe. Isto é, para evitar o excesso de ferro livre ou falta deste dentro da célula proteínas reguladoras do ferro controlam a expressão póstranscricional dos genes moduladores da captação e estoque do ferro. O segundo mecanismo, ou seja, a regulação sistêmica depende da absorção, utilização e estoque do ferro visto que não existe uma via de eliminação própria do ferro. O controle do equilíbrio do ferro é realizado pela hepcidina, hormônio que tem papel regulatório fundamental na homeostase do ferro. 

1
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais