Buscar

Músculos das Articulações dos Membros Inferiores: Quadril, Joelho e Tornozelo

Os músculos dos membros inferiores, assim como os demais músculos classificados como estriado esquelético, apresentam como função macro a produção dos movimentos corporais globais, como a caminhada. Nesse sentido, qual é o músculo que realiza adução e flexão da coxa e auxilia a rotação medial da coxa e qual é o músculo que promove a flexão plantar do tornozelo e inversão do pé, respectivamente?

💡 1 Resposta

User badge image

Anula Alunnaa

Resposta correta.

A. Pectíneo e Tibial posterior.

O músculo que realiza a adução e a flexão da coxa e auxilia a rotação medial da coxa é denominado pectíneo, em relação, ao músculo que promove a flexão plantar do tornozelo e a inversão do pé este é conhecido como tibial posterior. Outros músculos participam da adução da coxa, como o adutor magno, que realiza a adução da coxa e sua parte adutora realiza ainda a flexão da coxa, e a parte associada aos músculos isquiotibiais, que promove a extensão da coxa. Já outros músculos como o piriforme participam da abdução da coxa, rodando lateralmente a coxa estendida e abduzindo a coxa fletida além de estabilizar a cabeça do fêmur no acetábulo. Em relação aos músculos que movimentam o pé e os dedos, o tibial anterior realiza a ação inversa à do tibial posterior, sendo assim, promove a dorsiflexão do tornozelo e também a inversão do pé.



0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais