Buscar

marque a correta

Os exames de necropsia de pacientes que vieram a óbito devido à febre amarela mostram grande acometimento do fígado, sendo que os hepatócitos apresentam degeneração hialina e gordurosa. Há áreas de necrose, as quais geralmente preservam a arquitetura do tecido normal. Entretanto, a presença de numerosas células contendo corpúsculos de Councilman-Rocha Lima evidencia que a apoptose é a forma de morte celular predominante. A partir da análise da descrição das alterações histopatológicas na febre amarela e dos seus conhecimentos em Patologia, assinale a alternativa correta.

a) O acúmulo de material com aspecto rósea, vítreo e homogênio no interior de hepatócitos corados com hematoxila e eosina caracteriza a degeneração hialina, alteração patológica geralmente decorrente do acúmulo de proteínas. Nas células hepáticas, a degeneração hialina frequentemente é acompanhada pela degeneração gordurosa resultante do acúmulo intracelular de triglicerídeos. Ambas, degeneração hialina e degeneração gordurosa, são decorrentes de distúrbios no metabolismo celular e sempre resultam em morte das células por necrose liquifativa.

b) O acúmulo de material com aspecto rósea, vítreo e homogênio no interior de hepatócitos corados com hematoxila e eosina caracteriza a degeneração gordurosa, alteração patológica geralmente decorrente do acúmulo de triglicerídeos. Nas células hepáticas, a degeneração gordurosa usualmente está associada a degeneração hialina resultante do acúmulo intracelular de proteínas. Ambas, degeneração hialina e degeneração gordurosa, são decorrentes de distúrbios no metabolismo celular e sempre resultam em morte das células por necrose coagulativa.


 

c) A manutenção da arquitetura básica do tecido mesmo dias após a necrose das células define o padrão de necrose tecidual denominado de liquefativa. Tal padrão ocorre geralmente em casos de infartos hemorrágicos, nos quais os macrófagos não possuem acesso rápido à área necrosada. Portanto, a eliminação do tecido necrótico ocorre lentamente a partir da perifeira da lesão, o que leva à manutenção das células necrosadas. Já o oposto ocorre na chamada necrose de coagulação, a qual geralmente ocorre em infartos anêmicos. Nesse tipo de necrose, os macrófagos possuem acesso imediato ou residem no tecido necrosado, o resulta em rápida degradação do tecido necrótico e formação de secreção purulenta.

d) A degeneração hialina e a degeneração gordurosa constituem alterações reversíveis. Entretanto, os danos celulares podem se tornar irreversíveis caso o estímulo nocivo seja intensificado ou cronificado, o que resulta em morte celular por apoptose ou necrose. A morte celular por apoptose gera processo inflamatório, o que contribui para lesão tecidual, enquanto a necrose não envolve o recrutamento de células inflamatórias. Portanto, a morte celular por apoptose geralmente é mais prejudicial do que a morte celular por necrose.

e) A degeneração hialina e a degeneração gordurosa constituem alterações reversíveis. Entretanto, os danos celulares podem se tornar irreversíveis caso o estímulo nocivo seja intensificado ou cronificado, o que resulta em morte celular por apoptose ou necrose. A morte celular por necrose gera processo inflamatório, o que contribui para lesão tecidual, enquanto a apoptose não envolve o recrutamento de células inflamatórias. Portanto, a morte celular por apoptose geralmente é mais benéfica do que a morte celular por necrose.

 

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais