Buscar

TECNOLOGIA GRÁFICA UAM - ATIVIDADE 3

Tendo em vista os processos estudados, disserte sobre as diferenças entre as matrizes e os processos de impressão, indicando quando cada um desses tipos de impressão deve ser escolhido, levando em consideração as peculiaridades dos diferentes projetos de design.

💡 1 Resposta

User badge image

Judi Leote

Xilografia, é um dos primeiros processos a utilizar matrizes para gerar uma grande quantidade de impressões, seu processo se da seguinte forma, para criar a matriz a imagem é entalhada em madeira, a superfície em relevo é entintada e assim a imagem passa ao suporte por meio de pressão. Este modo de impressão é antiquado em relação às necessidades e tecnologia atual, porem ainda é utilizado tradicionalmente na literatura de cordel.

A chamada matriz encavográfica tem origem nos processos da gravura em metal, como água forte e talho doce onde são usadas chapas de metal que ao passar por um processo químico que corroí algumas regiões da placa, gerando sulcos onde a tinta se aloja para ser transmitida ao papel. Este processo tem um alto custo e é geralmente utilizado em situações bastante específicas, como para evitar falsificações de cédulas e cheques, pelo seu alto nível de detalhamento. A rotogravura é um processo que parte também da matriz encavográfica porem o processo é mais industrial e complexo, a matriz é feita em cilindros com o processo de purificação, a impressão é um processo veloz podendo imprimir as duas faces do papel de forma simultânea, também consegue imprimir diversas cores de forma contínua sem apresentar variações nas cores. Porem o processo é caro, então é utilizado de forma industrial em grandes tiragens como revistas, embalagens, livros de imagem, dentre outros.

Impressão digital é diferenciado dos processos anteriores por não possuir matriz física, pois os dados para impressão são digitais e podem ser empregados em diferentes processos de impressão como Jato de tinta, amplamente utilizada em trabalhos gráficos de baixa tiragem em função do custo beneficio e impressão a lazer vem sendo utiliza como substituta ao jato de tinta para impressões domestica em dádiva do baixo custo em relação a outras impressões, a desvantagem se comparado ao processo de rotogravura, pois a qualidade da impressão é inferior, a impressão a laser não consegue simular variações tonais complexas.

Podemos concluir que o processos de impressão são distintos, porém cada qual consegue suprir uma demanda específica, sendo assim é necessário atentar-se ao objetivo do projeto ao pensar qual destes processos suprirão a demanda específica, devemos considerar o custo benefício, a tiragem, o suporte que ira receber a impressão e a usabilidade.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais