Buscar

) Por que as mitocôndrias têm tanto uma membrana externa quanto uma interna (Figura A)?

💡 6 Respostas

User badge image

Melissa Pinheiro

A membrana externa é uma das partes importantes da mitocôndria. Pois, caso rompa-se, as proteínas presentes no espaço intermembranar correm para o citosol, e, com isso, gera-se a morte da célula. A membrana interna é composta por proteínas, estrutura de transporte transmembranar e por complexos enzimáticos.
2
Dislike0
User badge image

Fernanda Budiski

Porque em cada uma delas acontece um tipo de reação metabólica.

1
Dislike0
User badge image

Laura Lopes Martins

As mitocôndrias têm tanto uma membrana externa como uma interna porque, durante o processo evolutivo, células eucarióticas primitivas teriam englobado bactérias de vida livre (aeróbias) que escaparam da digestão. Assim, essas bactérias evoluíram em simbiose com a célula maior. Durante esse processo de englobamento, a membrana plasmática da célula eucariótica teria englobado a bactéria e se desprendido, formando a membrana externa da mitocôndria. A membrana interna preserva algumas características morfológicas e químicas, comuns com a membrana plasmática das bactérias; dessa forma, ela corresponderia à membrana da própria bactéria. Essa teoria evolutiva é denominada "endossimbionte"

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais