Buscar

Prova Linguistica - N2 N5

9) O complexo de transitividade e seus parâmetros individuais se associam a uma função discursivo-comunicativa: a de assinalar as porções centrais e periféricas de um texto narrativo. Fatores discursivos, portanto, interferem na codificação da transitividade".CUNHA, A. F. “Funcionalismo”. In: Manual de Linguística. 2008, p. 164.

O princípio funcionalista da transitividade preconiza que determinadas sentenças possuem um nível de transitividade maior do que outros, de acordo com a dinamicidade do verbo e o grau de ação do sujeito, além da forma com o objeto é afetado. Dessa maneira, “Eu andei de ônibus” tem uma transitividade maior do que “eu andei doente” porque

 

a) trata-se de um verbo transitivo direto que conjuga andar no sentido de “maneira”, diferente de “andar”, no sentido de estar.

b) trata-se de um verbo transitivo indireto que conjuga andar no sentido de “modo”, diferente de “andar”, no sentido de “estar”.

c)trata-se de um verbo transitivo que conjuga nadar no sentido de “ação finalizada”, diferente de “andar”, no sentido de estar.

d) trata-se de um verbo transitivo indireto que conjuga “andar” no sentido de “pegar um ônibus”, diferente de “andei doente”, com o sentido de “estado”.

e)trata-se de um verbo intransitivo que conjuga “andar” no sentido de “pegar um ônibus”, diferente de “andei doente”, com o sentido de estado.


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais