Buscar

Discorra sobre cada uma destas formas de conceber o funcionamento psíquico e como estas se relacionam no quadro geral da perspectiva psicanalítica...

"A psicopatologia é, hoje, alvo de mudanças consideráveis no que diz respeito, fundamentalmente, à dimensão prática. Um aspecto preciso chama nossa atenção: o estatuto do sofrimento psíquico que justifica uma ação terapêutica. Situemos nossa questão: A intervenção terapêutica que caracteriza a atividade em saúde mental aplica-se a uma gama heterogênea de fenômenos, que vão desde quadros clínicos classicamente definidos, como as neuroses, a histeria, a neurose obsessiva e as psicoses, até os problemas sempre crescentes de toxicomanias, depressões, pânico, e, também, aos estados indefinidos de mal-estar não patológico relativos à condição de infância, adolescência, velhice, vítimas de doenças orgânicas, entre outras. (...) Trata-se, então, da tomada do sofrimento psíquico em geral como critério dos cuidados clínicos, ou seja, o objeto clínico não é exclusivamente a patologia, mas qualquer sofrimento psíquico. (...) Consequentemente, a psicopatologia, como terreno teórico-prático restrito à patologia, torna-se uma parte menor de um campo bem mais abrangente denominado de saúde mental." A Psicanálise freudiana representou o primeiro grande salto para esta assistência mais abrangente à saúde mental.

Uma de suas inovações está relacionada a uma nova visão sobre o normal e o patológico, fundamentada nas concepções da Primeira e Segunda Tópica.

Discorra sobre cada uma destas formas de conceber o funcionamento psíquico e como estas se relacionam no quadro geral da perspectiva psicanalítica, ressaltando o impacto deste na distinção do normal e patológico.

💡 2 Respostas

User badge image

Ysabelle Souza

Alguém respondeeeee
0
Dislike0
User badge image

Adriana Costa

Resposta a
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais