Buscar

Qual a diferença de lançamento de ofício e lançamento por homologação?

💡 1 Resposta

User badge image

valentkaily

a) O lançamento por homologação está previsto no art. 150 do Código Tributário Nacional. Também conhecido como “autolançamento pelo contribuinte” (PAULSEN, 2020, p. 396), referido lançamento não há, necessariamente, qualquer ato do sujeito ativo da relação tributária, sendo que a este cabe, tão somente, simplesmente o acatamento da apuração prestada pelo contribuinte, quando assim o entenda correto. In verbis:


Art. 150. O lançamento por homologação, que ocorre quanto aos tributos cuja legislação atribua ao sujeito passivo o dever de antecipar o pagamento sem prévio exame da autoridade administrativa, opera-se pelo ato em que a referida autoridade, tomando conhecimento da atividade assim exercida pelo obrigado, expressamente a homologa.


São exemplos de tributos lançados por homologação o ICMS, IPI, IR, ITCMD (São Paulo, Paraná e Santa Catarina), PIS e COFINS.


b) Já o lançamento por declaração, há um meio termo. Isto, porque, o lançamento do crédito tributário por declaração – também conhecido como lançamento misto – é realizado pelo Fisco a partir das informações prestadas pelo contribuinte. Difere do lançamento por homologação, pois, não há reconhecimento definitivo do crédito tributário em si pelo contribuinte, mas sim pelo Fisco, que assim o faz a partir dos elementos declarados pelo contribuinte. Segundo o que dispõe o art. 147 do CTN:


Art. 147. O lançamento é efetuado com base na declaração do sujeito passivo ou de terceiro, quando um ou outro, na forma da legislação tributária, presta à autoridade administrativa informações sobre matéria de fato, indispensáveis à sua efetivação.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais