Buscar

“Clinicamente, o edema pode ser um sinal de doença cardíaca, hepática, renal, desnutrição grave, hipotireoidismo, obstrução.

6. Leia o texto a seguir para responder a questão proposta:

“Clinicamente, o edema pode ser um sinal de doença cardíaca, hepática, renal, desnutrição grave, hipotireoidismo, obstrução venosa e linfática. Na formação do edema, essas doenças desencadeiam várias alterações que têm como consequência o edema. Cada uma dessas doenças tem suas características e as pessoas apresentam queixas especiais.”

Considere as afirmações que seguem:

I. Edema pode ser definido como o acúmulo de líquido no tecido intercelular (intersticial), nos espaços ou nas cavidades do corpo.

II. O edema se desencadeia devido ao desequilíbrio entre o s fatores que regem a hidrodinâmica entre interstício e o meio intravascular destacando -se a pressão hidrostática sanguínea e intersticial, a pressão oncótica vascular e intersticial e os vasos linfáticos.

III. Em relação à pressão hidrostática sanguínea, o edema se desenvolve quando esta pressão diminui, ocorrendo a saída excessiva de líquido do vaso; enquanto a redução da pressão oncótica provoca o não deslocamento do líquido do meio intersticial para o interior do vaso.

IV. Uma alteração nos vasos linfáticos que comprometa sua função de drenagem dos líquidos pode resultar no edema.

Indique as alternativas corretas ao processo edematoso