Buscar

“A teoria da amostragem é útil para determinar se as diferenças observadas entre duas amostras são realmente devidas a uma variação casual ou se são

verdadeiras”. Existem diferentes formas de se obter amostragem. A “amostra estratificada é obtida quando subdivide-se a população em, no mínimo, duas subpopulações (ou estratos), que compartilham das mesmas características e, em seguida, extrai-se uma amostra de cada estrato, proporcionalmente à população”. Fonte: Estatística Básica com Excel - Flavio Alves Pozzi – Curitiba – FAEL – 2015.

Com base no conceito acima, resolva a questão abaixo:

Numa clínica veterinária foram atendidos 356 animais durante o ano de 2017, sendo:

- 158 gatos;

- 112 cachorros e;

- 86 outros animais.

A responsável pela clínica deseja fazer uma pesquisa de satisfação, ligando para os donos desses animais, mas pretende pegar informações por amostragem, para reduzir o tempo e o custo dessa pesquisa. Se considerarmos uma amostragem de 5%, para quantos donos de gatos e quantos donos de cachorros, respectivamente, ela deve ligar (considere que cada animal tem um dono diferente e considere regras de arredondamento):

Mostrar opções de resposta 

Comentários

De acordo com a pág. 16 do livro Estatística Básica com Excel - Flavio Alves Pozzi – Curitiba – FAEL – 2015, temos: 5% de 158 e de 112 dá, respectivamente, 7,9 e 5,6. Arredondando, temos 8 donos de gatos e 6 donos de cachorros.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais