Buscar

Qual a diferença da prisão temporária para a prisão preventiva?

💡 4 Respostas

User badge image

Edi Ferreira da Silva

Só por um tempo
1
Dislike0
User badge image

Ra Olive

A prisão temporária e a prisão preventiva são tipos diferentes de prisão, com objetivos e requisitos distintos.

Prisão temporária é uma medida cautelar que pode ser aplicada pelo poder judiciário quando há indícios de envolvimento de uma pessoa em um crime, mas não há provas suficientes para justificar uma prisão preventiva. A prisão temporária tem duração máxima de 5 dias, e pode ser renovada uma única vez, por mais 5 dias.

Já a prisão preventiva é uma medida cautelar que pode ser aplicada quando há provas concretas de que a pessoa cometeu um crime e existe a possibilidade de ela cometer novos crimes, ou atrapalhar a investigação, se não for presa. A prisão preventiva tem duração indeterminada e só pode ser decretada mediante decisão judicial fundamentada, e pode ser revista a qualquer momento, sempre que houver alteração das circunstâncias que justificaram a medida, ou seja, a prisão preventiva é uma medida mais severa e deve ser fundamentada e justificada.

1
Dislike0
User badge image

matheus

A principal diferença entre a prisão preventiva e a prisão temporária é que a primeira não encontra um limite temporal específico. Ou seja, ela dura enquanto as circunstâncias que fundamentaram a sua decretação existirem.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais