Buscar

Sobre a noção êmica, é correto afirmar:

 No campo das ciências da religião, para se produzir conhecimentos, é necessário fundar perspectivas metodológicas distintas do campo teológico. As metodologias precisam se fundamentar eticamente para produzir análises coerentes com esse campo do saber. Os estudiosos distinguem as narrativas e a atitude de investigação em ética êmica.

Sobre a noção êmica, é correto afirmar:


A) Noção êmica e ética não se diferenciam, em termos filosóficos, mas uma é adotada pela teologia e a outra pelas ciências da religião.

B) A postura êmica é realizada pelos teólogos e fiéis que constroem narrativas para as religiões de forma implicada.

C) As narrativas êmicas são construídas pelos participantes das pesquisas, mas são totalmente excluídas das análises teológicas.

D) As narrativas êmicas ocorrem exclusivamente pelos fiéis que participam de religiões tradicionais.

E) Noção êmica é uma postura realizada pelos teólogos, mas muito criticada pelos cientistas da religião.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A noção êmica refere-se à perspectiva interna dos participantes de uma determinada religião ou prática religiosa. É uma abordagem que busca compreender e interpretar os fenômenos religiosos a partir da visão e experiência dos próprios praticantes. Dentre as alternativas apresentadas, a resposta correta é a letra C) As narrativas êmicas são construídas pelos participantes das pesquisas, mas são totalmente excluídas das análises teológicas. Isso significa que as narrativas e perspectivas dos participantes são consideradas importantes para a compreensão dos fenômenos religiosos, mas muitas vezes são deixadas de lado nas análises teológicas tradicionais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais