Buscar

AV1 - HISTORIA GERAL

O pensamento de Ranke inspirou não apenas os historiadores alemães como, também, o que depois se consolidaria, na França, como História Positivista. Alguns elementos da proposta de Ranke, tais como a ideia de que história existe em si mesma, objetivamente, sendo observável a partir dos documentos, foram importantes para a tradição positivista.

REIS, J. C. A História entre a Filosofia e a Ciência. São Paulo. Ed. Ática, 1996.


Nesse contexto, analise as seguintes afirmativas:

 

I. A história científica alemã advogava que o historiador deveria compilar os fatos, essas substâncias unitárias do espírito, e não criar narrativas pessoais a partir deles.

II. O trabalho do historiador estaria resumido a observar os documentos rigorosamente criticados e a organizar cronologicamente esses fragmentos.

III. A história científica alemã advogava que o historiador deveria compilar os fatos, criar narrativas pessoais a partir deles, pois assim levariam à verdade dos atos.

IV. O trabalho de ocultar os documentos criticados e a organizar cronologicamente esses fragmentos foram radicalizados pela escola positivista inglesa.

É correto o que se afirma apenas em:

Selecione uma alternativa:

a)

I e II.

b)

I e IV.

c)

I, II e III.

d)

I, III e IV.

e)

II, III e IV.


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais