Buscar

Quais são os tipos de vacinas ?

Respostas

10 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Bruno Espejo

Existem vários tipos de vacinas disponíveis, sendo as mais comuns:

  1. Vacinas de vírus inativados: contém o vírus causador da doença, mas que foi inativado para que não possa se multiplicar no organismo. Exemplos: vacina da poliomielite, vacina da hepatite A, vacina da gripe.
  2. Vacinas de vírus atenuados: contém o vírus vivo, mas enfraquecido, que não causa a doença, mas é suficiente para estimular o sistema imunológico a produzir anticorpos. Exemplos: vacina contra a febre amarela, vacina contra sarampo, caxumba e rubéola (tríplice viral).
  3. Vacinas de subunidades proteicas: contém apenas partes do vírus, como proteínas, que estimulam o sistema imunológico a produzir anticorpos. Exemplos: vacina da hepatite B, vacina contra HPV.
  4. Vacinas de toxinas: contém toxinas produzidas por bactérias, que foram inativadas, mas que estimulam o sistema imunológico a produzir anticorpos. Exemplos: vacina contra a difteria, tétano e coqueluche.
  5. Vacinas de RNA mensageiro: contém uma pequena parte do material genético do vírus que é utilizado para produzir a proteína da espícula do vírus e induzir uma resposta imune. Exemplo: vacina contra a COVID-19 (Pfizer e Moderna).
  6. Vacinas de vetor viral: utilizam um vírus inofensivo para transportar material genético do vírus causador da doença e estimular a resposta imunológica. Exemplos: vacina de Oxford-AstraZeneca, vacina da Janssen contra COVID-19.


1
Dislike0
User badge image

João Verissimo

Existem vários tipos de vacinas disponíveis, sendo as mais comuns:

Vacinas de vírus inativados: contém o vírus causador da doença, mas que foi inativado para que não possa se multiplicar no organismo. Exemplos: vacina da poliomielite, vacina da hepatite A, vacina da gripe.
Vacinas de vírus atenuados: contém o vírus vivo, mas enfraquecido, que não causa a doença, mas é suficiente para estimular o sistema imunológico a produzir anticorpos. Exemplos: vacina contra a febre amarela, vacina contra sarampo, caxumba e rubéola (tríplice viral).
Vacinas de subunidades proteicas: contém apenas partes do vírus, como proteínas, que estimulam o sistema imunológico a produzir anticorpos. Exemplos: vacina da hepatite B, vacina contra HPV.
Vacinas de toxinas: contém toxinas produzidas por bactérias, que foram inativadas, mas que estimulam o sistema imunológico a produzir anticorpos. Exemplos: vacina contra a difteria, tétano e coqueluche.
Vacinas de RNA mensageiro: contém uma pequena parte do material genético do vírus que é utilizado para produzir a proteína da espícula do vírus e induzir uma resposta imune. Exemplo: vacina contra a COVID-19 (Pfizer e Moderna).
Vacinas de vetor viral: utilizam um vírus inofensivo para transportar material genético do vírus causador da doença e estimular a resposta imunológica. Exemplos: vacina de Oxford-AstraZeneca, vacina da Janssen contra COVID-19.
1
Dislike0
User badge image

Letícia Ciola

Dreno aberto, ex.: penrose; – Dreno de sucção fechada; – Dreno de reservatório; – Cateteres para drenagem de abscesso.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina