Buscar

getão púbica

O Estado brasileiro tem origem no sistema político absoluto, e no século XIX, entra para o sistema político liberal, aderindo o sistema democrático no século XX. Nesse contexto, inicialmente a estrutura organizacional do Estado se consolida na administração pública patrimonialista, posteriormente adota a organização burocrática, e no final do século XX transforma-se em um modelo de administração gerencial. Assim, o Estado brasileiro passa por transformações em seu modo de organização de acordo com cada uma dessas reformas administrativas.​


 

 CAMILO, Elisabete; STRUETT, Mirian Aparecida Micarelli. Administração Voltada à Gestão Pública. Maringá-Pr.: Unicesumar, 2021.

 

Com base no exposto e ainda sobre as reformas administrativas brasileiras, avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas:

I. Na Administração Pública Patrimonialista, a estrutura do Estado é definida como uma continuidade do poder do monarca. Esse modelo colabora para a prática do nepotismo, da corrupção e do controle por parte dos soberanos.

II. Na Administração Pública Burocrática há uma maior rigidez e formalidade aos processos administrativos, cria-se a ideia de carreira pública que se relaciona com o desenvolvimento e a profissionalização.

III. Na Administração Pública Gerencial o Estado transfere para o setor privado as atividades de mercado, assim a transferência torna-se referência aos processos.

 

As afirmações I, II e III são, respectivamente:

Alternativas

Alternativa 1:

V, F, V.

Alternativa 2:

 F, F, V.

Alternativa 3:

V, F, F.

Alternativa 4:

 V, V, F.

Alternativa 5:

 V, V, V.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais