Buscar

Qual sua opinião sobre as joias que a Arábia Saudita presenteou o ex presidente Bolsonaro, ele poderia ficar com elas ou não?

💡 2 Respostas

User badge image

Israel vitor

No caso das joias que a Arábia Saudita presenteou ao ex-presidente Bolsonaro, é importante considerar as normas éticas e jurídicas que regem o comportamento dos agentes públicos. Segundo o Código de Conduta da Alta Administração Federal, os agentes públicos não podem receber presentes de valor elevado, ainda mais de governos estrangeiros, pois isso poderia comprometer a independência e a imparcialidade das suas decisões.

Além disso, o Código Penal brasileiro estabelece que a recepção de presentes em razão do cargo pode configurar crime de corrupção passiva, caso fique comprovado que o agente público recebeu o presente com a intenção de praticar ou omitir atos em favor do presenteado.

Dessa forma, é recomendável que os agentes públicos recusem presentes de valor elevado, sobretudo de governos estrangeiros, a fim de evitar conflitos de interesses ou mesmo o comprometimento da sua integridade ética. No caso específico das joias, seria aconselhável que o ex-presidente Bolsonaro devolvesse o presente, ou mesmo o entregasse ao patrimônio público, a fim de evitar qualquer questionamento ético ou jurídico.

0
Dislike0
User badge image

Italo de Castro Novaes

Uma matéria prima que não é oriunda do seu país não é presente.
0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais