Buscar

Fisioterapia Neurofuncional

Facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP) é um conceito que acelera a resposta dos mecanismos neuromusculares através da estimulação dos receptores do sistema nervoso. Sobre este tema assinale a alternativa correta.

O entendimento acerca do padrão típico de movimento pode confundir o processo de reaprendizagem quando estes movimentos estão alterados.

Facilitar o desenvolvimento motor normal através do Padrão de Inibição Reflexa dinâmico constitui um fundamento da técnica. 

A força de contração muscular é inversamente proporcional ao número de unidades motoras (UM) ativadas na diagonal do movimento.

Esta técnica, em sua aplicação deve ser pura, ou seja, não se pode associar processos básicos de FNP com cinesioterapia convencional.

O reforço é equivalente em tornar mais fácil o movimento, o terapeuta direciona o reforço para os músculos fracos pela quantidade de resistência aplicada nos músculos fortes.

💡 1 Resposta

User badge image

Maria Costa


As técnicas de FNP apresentam objetivos que visão contribuir para a aquisição motora e manutenção e desenvolvimento do motor com vistas ao âmbito das características do cenário cinético -funcional. Neste sentido, a técnica contrair-relaxar tem por aumentar a Amplitude Passiva do Movimento. Já a técnica de iniciação rítmica em seus objetivos podemos listar: Facilitar a iniciativa motora, otimizar a coordenação e a sensação do movimento, normalizar o ritmo do movimento, ensinar o movimento e contribuir para o aprendizado do paciente no que tange ajudá-lo a relaxar. A inversão dinâmica apresenta como objetivos: Aumentar a amplitude ativa do movimento, incrementar a força muscular, desenvolver a coordenação, prevenir ou reduzir a fadiga. A técnica de reversão de estabilizações tem por objetivo: aumentar a estabilidade e o equilíbrio e incrementar a força muscular. Por fim a técnica de estiramento repetido no início da amplitude apresenta em seus objetivos: facilitar a iniciativa motora, aumentar a amplitude de movimento ativo, incrementar a força muscular, prevenir ou reduzir a fadiga, guiar o movimento na direção desejada.

As técnicas de FNP podem ser usadas para o desenvolvimento de força, resistência e coordenação muscular. São utilizadas técnicas como iniciação rítmica, contração repetida e reversão lenta. A iniciação rítmica é empregada em indivíduos incapazes de iniciar o movimento, ao passo que a contração repetida é utilizada em pacientes com fraqueza muscular e a reversão lenta, para desenvolver a amplitude ativa de movimento dos agonistas. Os fundamentos nos quais o conceito de FNP se baseia são os princípios de aprendizagem motora e controle motor, por meio da repetição dos exercícios em diferentes posições e atividades, com o foco em desenvolver o movimento funcional.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais