Buscar

Sobre a ocorrência do carbúnculo hemático, analise as proposições.

I. É uma enfermidade infecciosa e altamente contagiosa causada pelo Bacillus anthracis que acomete ruminantes, equinos e seres humanos. Esta enfermidade pode ser reconhecida como antrax, pústula maligna ou carbúnculo bacteriano.

II. Apresenta três fatores de virulência: toxina do edema (fator I) que aumenta a permeabilidade vascular; antígeno protetor (fator II) que é responsável pela fixação da toxina; e toxina letal (fator III) que pode causar lesões celulares no sistema cardiorrespiratório resultando em choque séptico.

III. O diagnóstico pode ser realizado pela identificação do Bacillus anthracis em fluido serosanguinolento ou sangue de animais mortos, em fluido do edema ou sangue periférico de animais vivos, através da coloração por azul de metileno com intuito de verificar a cápsula corada de rosa e a forma de bacilos do agente etiológico.

IV. O diagnóstico anatomopatológico do carbúnculo hemático é importante, já que são encontradas as seguintes características: posição de cavalete; presença de líquido sanguinolento espumoso nos orifícios naturais; ausência de rigor mortis; ausência de coagulação sanguínea; amolecimento (liquefação) do parênquima do baço; e esplenomegalia.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais