Buscar

Cite duas provas bioquímicas utilizadas na microbiologia?

💡 4 Respostas

User badge image

Nicole Veríssimo Lira

MIO e Ureia

1
Dislike0
User badge image

Daniel Farias

Existem várias provas bioquímicas que podem ser utilizadas na microbiologia para identificar e caracterizar diferentes tipos de microrganismos. Aqui estão duas exemplos:

  1. Teste de catalase: A catalase é uma enzima que ajuda a quebrar o peróxido de hidrogênio em água e oxigênio. Muitas bactérias produzem catalase, e o teste de catalase é usado para determinar se uma bactéria é catalase-positiva ou catalase-negativa. Para realizar o teste, uma pequena quantidade de peróxido de hidrogênio é adicionada a uma cultura bacteriana. Se a bactéria produzir catalase, ela irá quebrar o peróxido de hidrogênio em água e oxigênio, e bolhas de oxigênio serão observadas.
  2. Teste de fermentação de açúcares: As bactérias podem utilizar diferentes açúcares como fonte de energia. O teste de fermentação de açúcares é usado para determinar quais açúcares uma bactéria é capaz de fermentar. Para realizar o teste, uma bactéria é cultivada em um meio de cultura contendo um açúcar específico. Se a bactéria for capaz de fermentar o açúcar, ela produzirá ácido, o que levará a uma mudança no pH do meio de cultura. Essa mudança de pH pode ser detectada usando indicadores de pH, como a fenolftaleína ou o vermelho de bromotimol.


1
Dislike0
User badge image

Beatriz Rocha Pereira

São exemplos de provas para identificação de microrganismos as fermentações da glicose, lactose, sacarose, manose, inositol, sorbitol, arabinose, etc. Actividade da (-galactosidase (Prova ONPG) Alguns microrganismos, como a Escherichia coli, podem usar a lactose como a sua única fonte de carbono.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais