Buscar

2) Maria ajuizou uma ação em face de João, mas o processo foi extinto sem resolução do mérito pelo juízo em virtude da existência de coisa julgada.

1)    Maria ajuizou uma ação em face de João, mas o processo foi extinto sem resolução do mérito pelo juízo em virtude da existência de coisa julgada. Diante do tema, Maria procura um novo advogado para verificar se poderia ajuizar nova ação, porque de fato ajuizou ação anteriormente, mas não ficou satisfeita com o resultado. Como você, enquanto advogado, responderia a consulta?


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Como advogado, eu responderia à consulta de Maria explicando que, de acordo com o princípio da coisa julgada, uma vez que o processo tenha sido extinto sem resolução do mérito devido à existência de coisa julgada, não é possível ajuizar uma nova ação sobre o mesmo objeto. A coisa julgada ocorre quando uma decisão judicial é definitiva e não pode mais ser modificada, seja porque já passou por todos os recursos possíveis ou porque já foi decidida em instância superior. Portanto, Maria não poderia ajuizar uma nova ação sobre o mesmo assunto, pois a questão já foi decidida de forma definitiva pelo juízo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais