Buscar

Me ajudem

Caso clínico:

Feminino, 63 anos. História de depressão, em tratamento regular com sertralina 75mg/dia. Reside com sua filha em Brasília-DF. Há 2 dias com relato de cefaleia, náuseas, febre alta (chegando a 39,2ºC), dor retro-orbitária e mialgia. Nega queixas respiratórias ou outros sintomas sistêmicos. Nega lesões disseminadas. Nega história de viagem recente. Refere que mantém situação vacinal atualizada e que percebeu um aumento de casos de dengue em sua vizinhança. Ao exame físico, regular estado geral, lúcida, orientada, alerta, sem rigidez de nuca, corada, anictérica, com mucosas levemente desidratadas, orofaringe sem alterações, sem linfonodomegalias. Ausculta cardíaca com bulhas normofonéticas, ritmo regular em dois tempos, sopros ausentes. Ausculta pulmonar limpa, com murmúrios vesiculares presentes. Abdômen normotenso, depressível e indolor à palpação, peristaltismo preservado e sem visceromegalias. Pele íntegra, com turgor diminuído. Ausência de edema e alterações inflamatórias em articulações. Realizada prova do laço, com resultado negativo. Sinais vitais: PA 130/80mmHg, FC 107bpm, FR 16irpm, SpO2 98%, Tax 37,3ºC (havia se automedicado com antitérmico antes de sair de casa). Diante da anamnese e exame físico, a usuária foi classificada como caso suspeito de dengue, no grupo A, o caso foi notificado e recebeu seu cartão da dengue. Solicitado exames (hemograma com plaquetas), indicada hidratação oral, repouso e sintomáticos, com a combinação de retornar à unidade quando houver remissão da febre ou no quinto dia se a temperatura não ceder. Usuária se hidratou conforme recomendado, contudo, retornou à unidade no dia da remissão da febre com o resultado dos exames e queixas de dor abdominal intensa e vômitos persistentes. Em avaliação inicial, sem sinais de sangramento ou choque, apresentando hematócrito 45,2% e 172.000 plaquetas.


Nesse caso, assinale a resposta CORRETA em relação à classificação de risco e manejo da paciente:

Escolha uma opção:

a. Manter como grupo A, iniciar com hidratação parenteral na unidade e solicitar exames complementares.

b. Reclassificar como grupo B, com hidratação oral na unidade, solicitar transferência para avaliação hospitalar e exames complementares.

c. Reclassificar como grupo D, iniciar com hidratação oral na unidade, solicitar transferência para avaliação hospitalar e exames complementares.

d. Reclassificar como grupo C, iniciar com hidratação parenteral na unidade, solicitar transferência para avaliação hospitalar e exames complementares.


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais