Buscar

Qual é a natureza jurídica do instituto jurídico que recai sobre quais bens e é protegido pelo interesse público? Quais são os tipos de institutos ...

Qual é a natureza jurídica do instituto jurídico que recai sobre quais bens e é protegido pelo interesse público? Quais são os tipos de institutos jurídicos existentes e em quais bens eles recaem?

Instituto jurídico é um direito real sobre coisa alheia de gozo e fruição.
O instituto jurídico de servidão administrativa recai sobre bem imóvel pertencente a outrem, ou seja, sobre bens públicos e particulares.
O instituto jurídico de requisição administrativa recai sobre bens móveis, imóveis e serviços particulares em situação de perigo público iminente.
O instituto jurídico de ocupação temporária recai sobre bens imóveis, a exemplo do momento em que o poder público deixa alocados, em terrenos desocupados ou improdutivos, máquinas, equipamentos, barracões de operários.
O instituto jurídico de tombamento recai sobre bens móveis e imóveis e tem como objetivo preservar o interesse histórico e cultural.

Essa pergunta também está no material:

Trabalho Direito Adm III
6 pág.

Direito Administrativo III Pontifícia Universidade Católica de Minas GeraisPontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A natureza jurídica do instituto jurídico que recai sobre bens e é protegido pelo interesse público é o instituto jurídico de servidão administrativa. Existem outros tipos de institutos jurídicos, como a requisição administrativa, a ocupação temporária e o tombamento, que recaem sobre diferentes tipos de bens. A requisição administrativa recai sobre bens móveis, imóveis e serviços particulares em situação de perigo público iminente. A ocupação temporária recai sobre bens imóveis, como terrenos desocupados ou improdutivos. Já o tombamento recai sobre bens móveis e imóveis, com o objetivo de preservar o interesse histórico e cultural.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais