Buscar

O modelo de parlamentarismo britânico se tornou referência para a constituição de outros parlamentarismos ao redor do mundo, especialmente a partir...

O modelo de parlamentarismo britânico se tornou referência para a constituição de outros parlamentarismos ao redor do mundo, especialmente a partir do século XIX, no qual a expansão do mercado global capitalista e da premissa liberalista requeria a constituição de economias alinhadas a esses pressupostos. Considerando as informações sobre esse modelo e seu sistema político e eleitoral, analise as afirmativas a seguir: I. A Câmara dos Lordes é ainda formada por aristocratas na contemporaneidade. II. Um dos maiores poderes atribuídos à Câmara dos Lordes é voto suspensivo. III. O sistema first-past-the-post (FPTP) de votos elege as duas câmaras. IV. O sistema de votos para o legislativo é indireto e com lista fechada. Assinale a alternativa CORRETA:

I. A Câmara dos Lordes é ainda formada por aristocratas na contemporaneidade.
II. Um dos maiores poderes atribuídos à Câmara dos Lordes é voto suspensivo.
III. O sistema first-past-the-post (FPTP) de votos elege as duas câmaras.
IV. O sistema de votos para o legislativo é indireto e com lista fechada.
A As afirmativas II e IV estão corretas.
B As afirmativas I e II estão corretas.
C As afirmativas II, III e IV estão corretas.
D As afirmativas I e III estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

sistema político eleitoral
1 pág.

Ciência Política I

💡 1 Resposta

User badge image

Sophie

Avaliando as afirmativas sobre o modelo de parlamentarismo britânico:

I. A Câmara dos Lordes é ainda formada por aristocratas na contemporaneidade. - Essa afirmativa é falsa. A Câmara dos Lordes do Reino Unido é composta por membros nomeados, que podem incluir pessoas com títulos de nobreza, mas também membros indicados por outros motivos, como realizações em negócios, artes ou ciências.

II. Um dos maiores poderes atribuídos à Câmara dos Lordes é voto suspensivo. - Essa afirmativa é verdadeira. A Câmara dos Lordes tem o poder de vetar ou adiar a aprovação de projetos de lei aprovados pela Câmara dos Comuns.

III. O sistema first-past-the-post (FPTP) de votos elege as duas câmaras. - Essa afirmativa é falsa. O sistema eleitoral FPTP é utilizado apenas para a eleição da Câmara dos Comuns. A Câmara dos Lordes é composta por membros nomeados.

IV. O sistema de votos para o legislativo é indireto e com lista fechada. - Essa afirmativa é falsa. O sistema de votos para a eleição da Câmara dos Comuns é direto e utiliza o sistema FPTP, no qual os eleitores votam em um candidato individual em seus distritos eleitorais.

Portanto, a alternativa correta é a letra B - apenas as afirmativas II estão corretas.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais