Buscar

Considere o caso clínico: P.E.V, masculino, 70 anos, branco, engenheiro, com história de hesitação (demora para iniciar o jato urinário) e gotejam...

Considere o caso clínico:
P.E.V, masculino, 70 anos, branco, engenheiro, com história de hesitação (demora para iniciar o jato urinário) e gotejamento pós-miccional há 6 meses, sendo admitido na unidade de urgência há 7 dias com retenção urinária aguda (o paciente não consegue urinar), com bastante dor suprapúbica. Ao toque retal, próstata de consistência fibroelástica e sem nódulos suspeitos de câncer. PSA (exame de sangue da próstata) era normal. Realizou ultrassonografia que evidenciou próstata de 150g (normal até 25g). Necessitou utilizar sondagem vesical para alívio e saída da urina. Após o urologista firmar o diagnóstico de hiperplasia prostática benigna (HPB), indicou a cirurgia convencional. Porém o paciente tinha ouvido falar que um procedimento chamado embolização de artérias prostáticas (embolização = oclusão intencional de um vaso sanguíneo) e preferiu ser submetido a este procedimento minimamente invasivo, pois a recuperação era bem mais rápida e sem cortes. Ele então procurou um subespecialista chamado Radiologista Intervencionista, onde o mesmo lhe explicando sobre o procedimento, afirmou que realizaria a embolização através de um pequeno furo na artéria femoral direita por onde colocaria um catet

O paciente apresenta história de hesitação (demora para iniciar o jato urinário) e gotejamento pós-miccional há 6 meses.
O paciente foi admitido na unidade de urgência há 7 dias com retenção urinária aguda (o paciente não consegue urinar), com bastante dor suprapúbica.
Ao toque retal, próstata de consistência fibroelástica e sem nódulos suspeitos de câncer.
O PSA (exame de sangue da próstata) era normal.
A ultrassonografia evidenciou próstata de 150g (normal até 25g).
O paciente foi diagnosticado com hiperplasia prostática benigna (HPB) e indicado para cirurgia convencional.
O paciente optou por realizar o procedimento de embolização de artérias prostáticas, que é minimamente invasivo e sem cortes.
O procedimento de embolização é realizado através de um pequeno furo na artéria femoral direita por onde é colocado um cateter.

Essa pergunta também está no material:

Prova de Pelve - Casos Clínicos
4 pág.

Anatomia Humana II Universidade do Estado do AmazonasUniversidade do Estado do Amazonas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base no caso clínico apresentado, o paciente P.E.V, um homem de 70 anos com história de hesitação urinária e gotejamento pós-miccional, foi diagnosticado com hiperplasia prostática benigna (HPB). Ele apresentou retenção urinária aguda e dor suprapúbica, sendo admitido na unidade de urgência. Ao toque retal, a próstata apresentou consistência fibroelástica e sem nódulos suspeitos de câncer. O PSA (exame de sangue da próstata) estava dentro da faixa normal. A ultrassonografia revelou uma próstata aumentada de tamanho, com 150g, enquanto o tamanho normal é de até 25g. Apesar de ter sido indicada a cirurgia convencional, o paciente optou por realizar o procedimento de embolização de artérias prostáticas, que é minimamente invasivo e não envolve cortes. Nesse procedimento, um pequeno furo é feito na artéria femoral direita para a introdução de um cateter, através do qual a embolização é realizada. É importante ressaltar que a embolização de artérias prostáticas é uma opção de tratamento para a HPB, mas a decisão deve ser tomada em conjunto com o médico especialista, considerando as características e preferências do paciente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais